Secretaria de Agricultura lança Calendários de Eventos 2013

A Secretaria de Agricultura do municipio, em parceria com o Incaper , Idaf e COMDERSU, lançou o “Calendário de Eventos 2013”. Trata-se de um periódico que tem por finalidade a divulgação dos eventos e informação do produtor rural, além de integrar as atividades agropecuárias, aquícolas e pesqueira do município.
O calendário está disponível no próprio site da prefeitura, em um “baner” situado ao lado direito. Ele contém excepcionalmente as ações de julho a dezembro, objetivando a profissionalização do produtor rural, o aumento da produtividade nas lavouras, a melhoria na qualidade dos produtos, além de proporcionar melhor qualidade de vida no campo.
De acordo com o secretário de agricultura, Almir Viana, este instrumento também “é valioso para planejamento do setor que indicará as ações que serão implantadas, com metas bem definidas que implementam toda política agrícola do município de Aracruz”.
Oficinas de trabalho
Para o prefeito Marcelo Coelho, a elaboração deste calendário surgiu em função da união de esforços que objetiva o crescimento deste setor, sendo que o próximo passo será a realização de oficinas de trabalho em toda cidade para elaborar o “Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável”, de forma participativa. Desta forma as comunidades rurais poderão sugerir ações de interesse coletivo em benefício de todos.
Tábua de marés e calendário lunar
A maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo. Esse movimento é influenciado pelas fases da lua, local e horário em questão.
Por exemplo, o movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min. Ao dividir este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min, que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar (maior altura que alcançam as águas em uma oscilação) a baixa-mar (menor altura).
Para catalogar e, assim, prever os movimentos das marés, essas oscilações são registradas nas chamadas Tábuas das Marés, normalmente divulgadas pela Marinha do país, ou demais agências de informação marítimas.
O Calendário de Eventos 2013 contém essa Tábua de Maré, em seis páginas (8 à 13), com as legendas das fases da lua: cheia, nova, crescente e minguante. Em seguida, segue um texto explicativo “A influência da Lua na Agricultura”, acompanhado de um “Calendário Lunar” com informações dos tratos culturais, ou seja, o platio/semeadura em suas referidas fases.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos