Aracruz sedia IV Reunião Descentralizada da Região Rio Doce
As Secretarias de Educação das cidades de Aracruz, Ibiraçu, Linhares, Sooretama, Rio Bananal e João Neiva, que compõem a Região do Rio Doce (Polo 7), participaram nesta quarta-feira (4/9), no auditório da Escola Placidino Passos, da IV Reunião Descentralizada da Região Rio Doce.
O evento que ocorreu durante todo o dia, das 7h30 às 17h00, foi direcionado a professores, pedagogos e diretores, e contou também com a presença do prefeito Marcelo Coelho e de todos os secretários municipais de educação do Polo 7, durante sua abertura.
Esta reunião vem com o objetivo de discutir a proposição e a implementação de políticas públicas para a educação infantil, assim como ampliar as ações e perspectivas do “Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo” (FOPEIES), que é a organizadora do evento. Durante a reunião foram realizadas palestas com as mestres Sumika S. de F. Hernandes Piloto, Janaína Silva C. Antunes e com a Doutora Rosali Rauta Siller.
Nas palestras foram discutidos temas como o apelo às professoras da infância no Espírito Santo, a educação infantil na LDB (Lei das diretrizes e Bases da Educação Nacional) e a implantação da lei 12.796/2013, que altera a lei nº9.394/1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação de profissionais.
O Plano Nacional de Educação (PNE), a alfabetização e a educação infantil com algumas reflexões e implicações, a partir do próprio PNE e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), também foram assuntos tratados.
Após as palestras, houve uma reunião conjunta de todos os municípios que compõem a Região do Rio Doce (Polo 7) coordenado pela pedagoga Elizete Gomes Santana e, por fim, a “Sistematização da Carta do Encontro”, que é enviada ao fórum estadual, para que seja elaborado um documento a ser encaminhado ao MIEIB (Movimento de Interfórum de Educação Infantil do Brasil), para posteriormente, chegar aos órgãos federais ligados à educação infantil, e assim, levantar ações que deverão ser executadas em todo o Brasil.
A organização da educação infantil em Aracruz
De acordo Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), o município conta atualmente com 33 instituições de educação infantil, entre elas, sete CMEB´s (Centro Municipal de Educação Básica), 17 CMEI´s (Centro Municipal de Educação Infantil) , duas EMEF´s, (Escola Municipal de Educação Fundamental), três EMP´s (Escola Municipal Pluri Docente) e quatro EMPI´s (Educação Indígena), totalizando 4.849 crianças, além de outros 500 alunos que possuem atendimento integral, ficando na escola das 7h às 17h.
Para o secretário de educação, Saulo Meirelles, encontros como este é de fundamental importância “pois o município tem metas a serem cumpridas na educação infantil, e reuniões com esta, permite a construção de “desenhos”, diretrizes que abrem todo um processo de discussão a ser tomada, e desta forma, identificar os rumos que se pretende atingir tanto de âmbito estadual quanto nacional”.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)