Prefeitura de Aracruz prepara ações para o Outubro Rosa

Publicado em: 04 de outubro de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz prepara ações para o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um projeto de conscientização e combate ao câncer de mama e de colo de útero. Neste mês, a Prefeitura de Aracruz vai realizar diversas atividades para mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, quanto à importância de prevenir e diagnosticar o câncer precocemente. Durante a campanha, que segue até o dia 26 de outubro, a população aracruzense contará com uma programação diversificada em todas as unidades de saúde.

Cada unidade organizou suas atividades voltadas à saúde da mulher, como a prevenção do câncer, alimentação saudável, climatério (período que antecede a menopausa), sexualidade, saúde bucal, dentre outros. A orientação é que as pessoas procurem a unidade para conferir a programação e os serviços que serão ofertados, como palestras, coleta de preventivo, solicitação de ultrassonografia da mama e mamografia, se for necessário, dentre outros.

 

O ponto alto da programação é a Caminhada pela Vida que está marcada para o dia 26 de outubro. Os participantes se concentrarão às 8 horas na Praça Heraldo Barbosa Musso (Praça da Paz), passando pelo Oriundi, Câmara Municipal, Praça São João Batista, Avenida Venâncio Flores, retornando à Praça, local onde serão montados estandes com orientações sobre "Prevenção e Hábitos Saudáveis", destacando a importância da prática de exercícios físicos, da boa alimentação e da prevenção do câncer de colo de útero, mama e de boca.

 

Espaços públicos da cidade serão iluminados com a cor rosa, que representa o movimento. Já estão confirmados os seguintes locais: Praça São João Batista, os trevos da Prefeitura e próximo à Praça Heraldo Barbosa Musso, além de algumas unidades de saúde.

 

O Outubro Rosa é uma iniciativa da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em parceria com órgãos públicos e iniciativas voltadas à prevenção do câncer. Em Aracruz, essa ação é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio do SAAE, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Unimed Piraqueaçu, Julio Simões, Jnnet e AT3 Tecnologia.

 

Vacina contra HPV

De acordo com a secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, é preciso conscientizar as mulheres sobre o uso regular de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis que, se não identificadas, podem evoluir para um câncer de colo. Amorim disse também que a partir de 2014 o Governo Federal vai instituir uma campanha de vacinação contra o vírus do HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero. “A campanha será aberta inicialmente para meninas entre 11 e 13 anos e, nos próximos anos, se estenderá a outras faixas etárias, sendo que a vacina estará disponível na rede pública e privada.”

 

Dados sobre o Câncer

Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas para o ano de 2013 no Brasil apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer. Entre as mulheres, o câncer de mama ocupou a segunda posição com 52.680 (52.2%) casos novos e, o de colo uterino, o terceiro com 17.540 (17.49%) casos novos em 2012. No Espírito Santo ocorreram 900 (49.42%) casos novos de câncer de mama e 340 (18.65%) casos novos de colo uterino no mesmo ano.

 

Segundo especialistas, o desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

 

Confira aqui a programação completa nas unidades.

 

Mais informações:

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Valda Ravani

vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: