Aracruz conta com aproximadamente 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Aracruz, atualmente o município conta com 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais. Para sua manutenção são realizados serviços com equipamentos como patrol, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão-pipa, solo-brita, pedra marruda e manilhas.
Esses serviços são realizados durante todo o ano. Porém, com as recentes chuvas, a Prefeitura tem tido um trabalho muito mais intenso em sua recuperação. Estão sendo usadas principalmente escavadeiras hidráulicas, manilhas e solo brita.
Pavimentação
Em outubro do ano passado, o prefeito Marcelo Coelho, em parceria com governador Renato Casagrande, lançou o edital para elaboração dos projetos de pavimentação de dois trechos de 15 quilômetros, que ligam Jacupemba a Rio Francês e Picuã à ES-124 (Grapoama), dentro do Programa de Pavimentação de Estradas Rurais do Espírito Santo “Caminhos do Campo”.
O asfalto passará por Córrego São José, facilitando o escoamento da produção agrícola, a valorização das propriedades e o turismo na região, além de sanar o problema da poeira e lama.
Ao todo, 43 municípios do Estado foram beneficiados com projetos e obras do programa “Caminhos do Campo”, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.
História
A estrada vicinal mais antiga de Aracruz é a que liga o distrito de Santa Rosa à sede do município. Sua extensão é de aproximadamente 15 km. Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Almir Vianna, essas estradas tem uma grande influência e importância para a cidade. “Nossas estradas vicinas permitem que a população dos distritos e da região rural tenham acesso à sede administrativa tanto para o escoamento da produção agrícola, quanto para usufruir do comércio local, além do atendimento aos serviços públicos”, comenta.
Estradas Vicinais
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), estradas vicinais são vias de acesso às pequenas vilas, fazendas e sítios, ou caminhos que ligam povoações relativamente pequenas e próximas. Adicionalmente, são compostas por solo exposto, sem pavimentação asfáltica. São usadas para o escoamento da produção agrícola, transporte coletivo, escolar e transporte de produtos primários.
Dessa forma, o desenvolvimento econômico e social de um município com influências rurais depende da existência dessas estradas. Sem elas podem ser acarretados prejuízos como perda de produtos perecíveis, ausência de alunos e professores nas escolas, impossibilidade de atendimento médico, aumento dos custos nos transportes de produtos agrícolas, além de estimular o êxodo rural.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo