2º ADE Piraquê-Açú: formação buscou fomentar a qualidade do ensino público e o desenvolvimento profissional dos educadores.
A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (SEMAS), Educação (SEMED), Esporte, Lazer e Juventude (SEMESP) e Saúde (SEMSA), em parceria com ADE Piraquê-Açú 2024 - Programa Suzano pela Educação (PSE), Assessoria da Roda Educativa (CEDAC) e da Cidade Escola Aprendiz, participou nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), em Fundão, do II ADE Piraquê-Açú em 2024. Além de Aracruz e Fundão, também estiveram presentes nesta formação representantes das cidades de João Neiva e Linhares.
O evento teve como públicos-alvo profissionais e lideranças que atuam em prol dos direitos das crianças e adolescentes e objetivou ofertar aos municípios propostas que possibilitem um trabalho intersetorial entre as secretarias municipais envolvidas. Esse encontro formativo visou buscar alternativas para investir na qualidade do ensino público, pensando o estudante em sua integralidade.
"O ADE Piraquê-Açú vem trazendo uma proposta de trabalho em arranjo de educação nesses territórios, o que vem intensificando a intersetorialidade nos municípios. Desse modo, as prefeituras das cidades vizinhas atuam em conjunto, trocando experiências, fazendo planejamento, somando esforços e competências para buscar melhores soluções", destacou a Secretária de Educação, Jenilza Spinassé.
Nos dois dias de formação, os conteúdos foram aplicados pelo técnico pedagógico da empresa Suzano, Reinado Vieira, que apresentou estudos dinâmicos para promover o desenvolvimento da educação de forma conjunta no território. Os técnicos formadores de Aracruz, Lorena Mercier, Roberta Pimentel e Viviane Cabidelle, participaram desse movimento de modo a articular ações que visam promover a aprendizagem a fim de replicar aos pedagogos da rede municipal.
Esses encontros são espaços de compartilhamento de experiências e metodologias que vislumbram a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Por meio desse trabalho articulado é possível refletir as dimensões do planejamento estratégico, a aprendizagem, a rede de proteção e o território educativo, com análises e levantamentos de metas, estratégias e ações em trabalho de grupo, criando dessa forma, uma rede de interação entre os municípios.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento