Agricultores de Aracruz participam do 1º Seminário de Agroecologia
Diversos agricultores de Aracruz compareceram nesta sexta-feira (22/8), das 8h às 16h, no Cerimonial Sítio Santa Joana, para participarem do 1º Seminário de Agroecologia. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Fibria Celulose S/A e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O objetivo é despertar em Aracruz a demanda da criação de mecanismos que viabilizem a produção de alimentos sem agredir o meio ambiente e assim, garantir a segurança alimentar.
A solenidade de abertura do seminário contou com as presenças do prefeito Marcelo Coelho, do secretário de Agricultura Almir Viana, do presidente do Incaper Maxwel Assis de Souza, do gerente de Agricultura Orgânica (Secretaria de Estado de Agricultura), Decimar Schultz, do coordenador de sustentabilidade da Fibria Jordan Altomari e do presidente do Sindicato Rural Paulo Pimentel.
Antes mesmo das palavras das autoridades, houve apresentação de um coral do Projeto Girassol, composto por 38 crianças, que realizaram um belo canto mencionando o trato e respeito que o ser humano deve ter com o meio ambiente.
O Secretário Almir falou aos agricultores presentes da importância para o município em receber esse seminário. “Agradeço o interesse de cada um aqui em querer participar e conhecer mais sobre a agroecologia, que é um tema atual. Nós precisamos tratar o solo como se fosse um organismo vivo, trabalhando-o de uma forma sustentável”, disse.
Almir ainda destacou que em Aracruz 90% da agricultura é familiar e responsável por 70% de toda produção agrícola do município. “Por isso é importante nos sensibilizarmos e nos conscientizarmos com o tema agroecologia”, afirma.
Ano internacional da Agricultura Familiar
O presidente do Incaper Maxwel Assis de Souza lembrou que 2014 é o “Ano Internacional da Agricultura Familiar” (AIAF), por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.
“Essa iniciativa de falarmos da agroecologia nos remonta à antiguidade, quando o trabalho da agricultura era totalmente natural, sem o uso de insumos. É importante refletirmos sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar para trocarmos conhecimento e aprender mais”, destacou.
Segundo Maxwel a culpa para o mau trato ao solo não deve ser restringida somente aos venenos usados nas plantações, mas também a todos que não sabem usar os produtos químicos de uma forma adequada. “Precisamos cuidar da terra e das pessoas, e esse seminário nos trará essa reflexão. Aqui em Aracruz temos como exemplo os indígenas que trazem consigo o respeito ao solo e ao meio ambiente. Estou vendo aqui muitos jovens, o que é muito satisfatório, pois todos vocês poderão vivenciar a atividades produtivas para conseguir gerar renda e viver com dignidade no meio rural”, pontuou.
Propriedades rurais
O prefeito Marcelo Coelho fez questão de mencionar que Aracruz possui mais de 1800 propriedades rurais, número este que aumentará ainda mais. “Teremos o surgimento de várias outras propriedades rurais. O importante é que o surgimento delas ocorra de forma consciente e sustentável. Hoje Aracruz dá um grande salto com esse seminário, que nos oferecerá conceitos e técnicas de produção que não agridem o meio ambiente. Nossa intenção é incentivá-los, pois o mercado está cada vez mais exigente, e a agricultura também”, comentou.
O Seminário
Todos os agricultores presentes tiveram um dia repleto de palestras e apresentações. Profissionais da Engenharia Agrônoma, administração e medicina veterinária do Incaper apresentaram temas como, “Contribuições e Desafios da Pesquisa para a Agroecologia no Estado do Espírito Santo”, “Desafios da Agroecologia dentro da Extensão Rural – Experiências Locais” e “Produção de Pequenos Animais em Sistemas Agroecológicos”
Ainda foram expostos experiências de sucessos dos projetos do Plano de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani / Programa de Discussão Rural e Territorial (PSTG/PDRT).
Por fim, os agricultores de Aracruz tiveram um momento de discussão e encaminhamentos do Programa Municipal de Agroecologia, cujo trabalho já existe com as comunidades da cidade, com objetivo de organizar a produção e comercialização dos produtos e assim, gerar renda.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)