Palestra sobre diferença entre parto normal e cesariana é oferecida para gestantes
As gestantes de Aracruz e seus familiares se informaram sobre as diferenças entre o parto normal e a cesariana, na palestra realizada na Câmara Municipal de Aracruz, pela Secretaria de Saúde em parceria com a Imetame Metalmecânica. O evento aconteceu no dia 11 de novembro, às 18h30, e contou com a presença de 157 gestantes, 61 acompanhantes, incluindo parceiros e familiares, e 28 funcionários da prefeitura e da empresa, além de enfermeiros do Programa Saúde da Família.
O presidente da Imetame, Étore Cavallieri, abriu a palestra falando da importância do conhecimento da gestante em relação às duas formas de parto e em seguida apresentou o doutor Dirceu Quincozes, ginecologista de Aracruz, para explicar com dados as dificuldades em se ter o bebê através da cesariana. A Secretaria de Saúde possui o cadastro das gestantes do município através dos atendimentos nas Unidades de Saúde.
O doutor Quincozes explica que a cesárea foi criada para salvar a vida de mulheres que não poderiam ter parto normal e seus filhos, porém, o procedimento atualmente é utilizado na maioria dos casos de gravidez, principalmente no Brasil. O bebê que nasce de cesariana tem mais desconfortos respiratórios, além dos riscos de infecção ser maiores. O pós parto também é diferente já que a medida cirúrgica faz com que o resguardo seja de mais tempo e o bebê não fica com a mãe, na maioria das vezes, desde à hora em que nasce.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que os partos realizados por cesárea fiquem em torno de 15%, no Brasil o número chega a 47% na rede pública e 82% na particular. Em contrapartida, os países com infraestrutura modelo na área, como os Estados Unidos, não alcançam os 20%, assim como países da Europa.
Francine Cavallieri, filha de Étore Cavallieri, é mãe de duas crianças e contou da experiência dos nascimentos incentivando as mulheres a fazerem o parto normal, ou se possível o parto humanizado, que é quando a vontade da mãe prevalece, e com o apoio de uma equipe o bebê pode nascer em casa. A segunda filha de Francine nasceu em sua casa, de acordo com a vontade dela. Interessada pelo assunto fez cursos para entender melhor os benefícios de um parto normal.
O subsecretário de Saúde, Anderson Pereira, comenta a ação como importante forma de distinguir as duas formas de parto. A Secretaria de Saúde por meio de palestras faz o trabalho de conscientização das gestantes na realização de parto normal. A abertura da Casa Rosa, inaugurada em 16 de outubro, é outra iniciativa da Secretaria de Saúde voltada para a saúde da mulher. Anderson afirma que as próximas etapas de palestras serão realizadas na orla e no interior de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento