Diretor do Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) elogia projeto "Atletas pela Cidadania"
Na tarde desta quarta-feira (19/11) um comitiva da prefeitura de Aracruz esteve presente no Centro de Detenção Provisória (CDP) para acompanhar de perto as finais do “1º Festival de Futebol de Travinha”, uma ação do projeto “Atletas pela Cidadania”, realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com o presídio. A ação vem com o propósito de oferecer aos detentos, atividades esportivas como forma de lazer e interação.
A comitiva, composta pelo secretário de comunicação, Carlos Conti e pelo Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sérgio Cunha, além de outros servidores envolvidos no projeto, esteve com o diretor do presídio, Cláudio Nienke, que fez questão de apresentar as estruturas de instalações, mostrar o dia a dia dos presos, suas as regras e demais funcionalidades que envolvem o sistema de carceragem.
Na cerimônia de abertura das finais, Cláudio fez um discurso elogiando a iniciativa da prefeitura e comentou como o esporte e o lazer podem fazer diferença na formação de cada preso. “Quero aqui agradecer essa parceria com o projeto Atletas pela Cidadania, que ofereceu a cada detento momentos de descontração e atividades, que é muito importante na formação de cada um no regresso ao convívio social”.
Ele ainda afirmou que o projeto foi bem recebido pelos presidiários, que viram na competição uma boa oportunidade de aproveitar o tempo. A cadeia não é um lugar bom para se ficar, não há liberdade de se fazer o que mais gostamos. Aqui é um lugar de disciplina, e momentos como este só vem a somar”, ressalta.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sérgio Cunha disse que a prefeitura tem a intenção de fazer com que as competições dos Atletas pela Cidadania se tornem parte de um calendário, e que venha acontecer mais vezes. “Temos um perspectiva de utilizar o esporte como meio para fortalecer o espírito de cidadania e de potencializar o tempo dos detentos, bem como, estimular a participação e criar um ambiente favorável entre os participantes”.
Atletas pela Cidadania
A competição teve início no dia oito de setembro e contou com a participação de 20 equipes, totalizando120 detentos que ficaram divididos por faixa etária, 16 com idades entre 18 a 30 anos e outras quatro equipes acima de 31 anos.
Todas as partidas aconteceram sempre as segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, no pátio do CDPA, horário em que os detentos tomam banho de sol.
Nas finais realizadas nesta quarta-feira, as equipes finalistas foram agraciadas com visitas sociais de seus familiares, que acompanharam de perto os jogos. Os membros dos outros times ganharam um certificado e medalhas de participação, já os finalistas, medalhas de ouro e prata, além de troféus.
Para finalizar houve um grande momento de descontração entre os presos, seus amigos e familiares, que puderam apreciar vários salgados e refrigerantes em um belo café da tarde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos