Aracruz construirá Estação de Tratamento de Esgoto para tratar 40% do Esgoto da Sede Municipal

O Governo Municipal, liderado pelo prefeito Marcelo Coelho, acompanhou na manhã de terça-feira (23 de fevereiro), o desfecho de uma ação inédita e inovadora, que tratá grande benefício para o meio ambiente e a saúde da população de Aracruz. Atendendo às condicionantes ambientais e às exigências do SAAE para o licenciamento ambiental, empreendedores do ramo Imobiliário de Aracruz assinaram Contrato com a Sanevix, para a Construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Rio Piranema, que terá capacidade de tratar 45 l/s de esgoto, correspondente a 40% do esgoto gerado atualmente na sede do município. Trata-se de uma ação coordenada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e do SAAE, no encontro da solução para o tratamento dos esgotos gerados pelos empreendimentos imobiliários na cidade de Aracruz. Ao invés dos empreendimentos construirem várias ETEs, a prefeitura irá ceder a área para a construção de uma única, maior e mais robusta, que em contrapartida tratará, além dos esgotos gerados pelos novos imóveis, o esgoto gerado atualmente pela cidade na área do Rio Piranema.
Após várias reuniões, com o objetivo de garantir o equilíbrio entre o poder público e a iniciativa privada de forma a manter a sustentabilidade dos empreendimentos, foi firmado o compromisso das empresas com a cidade de Aracruz. Ao todo, estão em implantação dez empreendimentos imobiliários que totalizam 2.463 unidades habitacionais (lotes e casas). O esgoto a ser gerado por essas novas unidades é calculado em 23 l/s, volume esse que efetivamente vai fluir na Bacia, após a ocupação de todos os lotes, o que poderá se dar num prazo de até 10 anos. A implantação de uma Estação com capacidade para tratar até 45 litros por segundo (l/s), já de imediato receberá todo o esgoto gerado por toda a população residente na Ala Norte da cidade. Nos próximos 10 anos o município poderá se planejar para solucionar toda a demanda dessa região, construindo a segunda etapa da Estação projetada para o dobro da vazão (90 l/s), caso necessário.
A obra tem previsão de duração de oito meses e acontecerá em paralelo com as obras dos coletores de esgoto daquela bacia e que eliminarão o lançamento de esgoto “in natura” no córrego Piranema. A ETE foi projetada para o tratamento do esgoto de cerca de 30 mil habitantes, mas tratará, inicialmente, o esgoto de cerca de 23 mil habitantes. O prefeito Marcelo Coelho explicou a importância da obra por meio da responsabilidade social. “É um meio de fazer com que os empreendedores venham investir no município e os cidadãos utilizem desse bem, que gera qualidade de vida”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora