Programa Saúde na Escola: prevenção nas escolas qualifica equipes para ações em 2015

Alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha e integrantes das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social participaram do 1º Encontro do Programa Saúde nas Escolas (SPE), ocorrido nesta sexta-feira (30/04), no auditório do Cisa. Durante toda a manhã, o grupo participou de oficinas envolvendo temas como prevenção de doenças, drogas e higiene. A intenção da reunião foi preparar as equipes para implantar as ações do Programa em 2015.
A dentista e mediadora das oficinas, Sônia Mariza Souza Costa, disse que o encontro teve o objetivo de capacitar tanto alunos como os técnicos das Secretarias para orientar às escolas a desenvolverem projetos locais para a promoção da saúde, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e violência.
Segundo Sônia, esse programa contribui para levar até as escolas, informações para a prevenção às doenças e uso de drogas. “Por meio desse projeto, conseguimos conscientizar e preparar nossos adolescentes e jovens para enfrentar as adversidades e viver cada fase da vida na hora certa, com cuidado e responsabilidade”, destacou.
O aluno Isaac Pontim, 11 anos, faz coro sobre a efetividade da iniciativa, pois segundo ele, o programa é importante para alertar os alunos sobre os riscos da sexualidade precoce, uso de drogas e bullying. “São temas muito visíveis e muitas vezes não temos informações adequadas para tratar dessas questões”, informou.
O programa funciona em Aracruz desde 2009, tem por finalidade reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde integral. E engloba ações voltadas para a qualidade de vida, prevenção das DST/Aids, gravidez não planejada, diversidade sexual, drogas, promoção da cultura de paz, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.
As ações previstas serão construídas e desenvolvidas durante todo o ano letivo no espaço Escola contando com a participação efetiva juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores das suas realidades, articulados com Educadores, Equipe de Saúde da Família, Equipe do Desenvolvimento Social, Família e Comunidade Local.
A coordenadora de Suporte Pedagógico da Secretaria de Educação, Ana Claudia Devens, contou que o diferencial do Programa é a inclusão dos alunos e da escola na escolha do foco das ações. “Cada local tem uma vulnerabilidade própria e o direcionamento do trabalho é fundamental para reduzir os problemas e sobretudo combatê-los”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento