Escola Ezequiel Fraga Rocha se destaca em competições de xadrez

A prática do xadrez tem incentivado cada vez mais a participação dos estudantes da escola Ezequiel Fraga Rocha nas atividades que envolvem o esporte. Recentemente o aluno Pablo Henrique Clemente Vitório disputou o Circuito Estadual de Xadrex Rápido (CERAP), tornando-se campeão na categoria sub 18. Além de ocupar o 5º lugar na classificação geral entre os participantes.
O circuito, realizado na cidade de Santa Maria de Jetibá, no final do mês de maio, reuniu 84 enxadristas de diversos municípios do estado. Aracruz foi representada com 22 atletas que obtiveram um excelente desempenho. Vale ressaltar que o Circuito é aberto e os alunos disputam com pessoas de qualquer faixa etária.
O professor Alessandro Camporez coordena o projeto “Mentes que Brilham”, responsável pelos treinamentos oferecidos aos alunos. Os encontros acontecem na escola, no horário em que as crianças não possuem aula. Na logística de viagem e apoio em tempo integral, a professora Lourdes Antoniolli Aiolfi Piassarolo está presente no auxílio do projeto. As crianças podem praticar o xadrez desde o sexto ano, e muitos já competem além do município e do estado. Alessandro explica que “o xadrez é importante na inclusão social, para que os alunos aprendam a se envolver, a se concentrar. O professor ainda comenta que pelo uso da lógica, do desenvolvimento mental, a melhora em outras disciplinas é percebida tanto pelos professores quanto pela família.
O projeto existe desde 2006, e com os resultados acima do esperado, o professor acredita que a escola passa a colher os frutos de um empenho e trabalho entre equipe e alunos. A parte pedagógica é passada para ao alunos que chegam ao sexto ano, na parte de treinamento. Aqueles que possuem destaque, e levam a sério os treinos, são convidados a aumentar a carga horária. Pablo Henrique, por exemplo, possui aulas três vezes por semana, durante 1h40. Devido à dedicação, o aluno chamou a atenção de enxadristas do estado, se consagrando como uma das novas promessas de Aracruz no esporte.
No ano de 2014, 80% dos melhores enxadrístas do ES, de até 16 anos, foram de Aracruz. Os atletas participaram do Circuito Estadual de Xadrez Rápido (CERAP). O número aumenta as chances para o município se colocar em competições de auto nível. A escola possui ainda dois alunos contemplados no programa Bolsa Atleta, Fernanda Julia de Barros e Luhander Monteiro dos Santos. Além da melhora na vida acadêmica do aluno, desde cedo, Alessandro enxerga o xadrez como papel importante na inclusão social. Ambiente em que os alunos aprendem a se envolver, a se concentrar em suas atividades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil