Agricultura: Encontro de Criadores de Abelhas sem Ferrão foi um sucesso

A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Agricultura realizou durante esta quinta-feira (22/10), o Encontro de Criadores de Abelhas sem Ferrão, no cerimonial Victória Buffet. De acordo com a organização do evento, aproximadamente 250 pessoas participaram do evento, das 8h às 16h30.
O evento é realizado com o apoio do Governo do Estado, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Fibria, FECAPIS e entidades rurais. O Encontro teve início de manhã, com um café da manhã, credenciamento e abertura oficial.
João Domingos Caniçali, Presidente da Comissão Organizadora do evento, foi o responsável por fazer a abertura do Encontro. Logo após foi a vez do Secretário de Agricultura, Almir Vianna, falar. O secretário aproveitou para fazer uma reflexão sobre a importância das abelhas e está muito entusiasmado com a criação de abelhas sem ferrão “Pretendo ter uma colônia de abelhas sem ferrão futuramente, pois acho um trabalho muito bonito e, além disso, tem ganhado cada vez mais destaque no mercado e agradeço a presença de todos vocês no evento, com o cerimonial lotado é possível ver o grande número de criadores de abelhas sem ferrão e pessoas interessadas”, comentou o secretário.
O Prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, também está muito satisfeito com a realização do evento no município e de ver o cerimonial cheio. “O trabalho de criador de abelha é admirável e deve ser valorizado e mais ainda divulgado. Esse será o primeiro de muitos outros encontros realizados no município, assim como Almir, eu também tenho um grande interesse em criar abelhas sem ferrão”, disse o Prefeito.
Logo após, foi realizada a primeira palestra, “Conhecendo as Abelhas sem Ferrão do ES”, ministrada pelos palestrantes Alex Fabian Rabelo Teixeira, agente de extensão em Desenvolvimento Rural do INCAPER e Professora Doutora Flavízia Freitas de Oliveira, da Curadoria de Invertebrados Terrestres do Museu de História Natural e Zoologia da Universidade Federal da Bahia.
Em seguida, foi servido um almoço para os participantes, e no retorno, a palestra presidida foi “Manejo focado na multiplicação de colônicas de Uruçu-Amarela no Espírito Santo”, ministrada por Jerônimo Villas-Bôas, mestre em Gerenciamento Ambiental e Especialista em Manejo de Abelhas Nativas sem Ferrão. E a última palestra foi sobre “Legislação Ambiental e a Importância da Meliponicultura para a Conservação das Abelhas Nativas Brasileiras”, ministrada pelo Professor Doutor Helder Canto Resende, da Universidade Federal de Viçosa.
Renan Paganoto, dentista, participou do evento e é um dos criadores de abelhas em Aracruz. “Gostei da iniciativa da Prefeitura em realizar um encontro aqui em Aracruz, assim, podemos aprimorar ainda mais a técnica de meliponicultura, criação de abelha sem ferrão. É um trabalho que viso me aprimorar ainda mais porque gosto, admiro e rende bons resultados”, comentou Renan.
Ao longo do encontro, os criadores puderam participar também de um Espaço Interativo, no qual havia exposições de trabalhos feitos pela Associação de Apicultores de Aracruz (APIARA) e pela Federação Estadual de Apicultores (FECAPIS).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade