Secretaria de Saúde se empenha no combate a roedores e escorpiões

Uma equipe do Centro de Controles de Zoonozes (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde está desempenhando um importante trabalho no combate e controle de roedores e escorpiões. As atividades, que se iniciaram na última semana na região do Bela Vista, são realizadas em todos os bairros do município, incluindo a orla e distritos.
Os trabalhos são realizados por controle e demanda. O controle é para a prevenção da leptospirose, uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes, causando febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.
Já os trabalhos realizados por demanda, acontecem quando moradores de determinadas áreas entram em contato com o CCZ para o combate a animais sinantrópicos, aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Eles se diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia como os cães, gatos, pássaros, entre outros, ou para a produção de alimentos e transportes como galinha, boi, cavalo e porcos, por exemplo.
Os animais sinantrópicos podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, e que estão presentes na nossa cidade, tais como baratas, carrapatos, aranhas, lacraias, centopeias e principalmente escorpiões.
Incidências e acidentes
De acordo com dados levantados junto ao CCZ, atualmente existe uma grande incidência de escorpiões no município, principalmente no bairro Morobá. Também já aconteceram acidentes com trabalhadores rurais, crianças e idosos. Recentemente, um caso grave foi registrado no distrito de Guaraná, quando uma criança de apenas 9 meses foi picada por um escorpião e internada às pressas no hospital infantil em Vitória.
Para o CCZ é muito importante que moradores façam a notificação da presença desses animais, para que a equipe se desloque até o local e investigue. Em caso de alguém ser picado, um médico deve ser procurado imediatamente, pois, algumas pessoas tem o costume de se automedicarem, o que, além de ser um erro, pode agravar o problema.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz