Educação: Escola Marechal Costa e Silva realiza Feira de Ciências
O Projeto Pequenos Cientistas, I Feira de Ciências foi realizado com sucesso e muito entusiasmo pelos alunos do 5º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Marechal Costa e Silva, na manhã desta quarta-feira (25).
O projeto se justifica pelo perfil investigador, curioso e participativo dos alunos do 5º ano, onde se vê nesses alunos um grande interesse e curiosidade pela ciência e por atividades e situações que envolvem exploração dos elementos naturais: água, chuva, terra, entre outros.
A idealizadora do projeto é a professora Daiany Freitas Resende, e disse que ao observar e refletir sobre estas situações constatou-se a grande necessidade que esses alunos têm de observar as reações que causam quando alguns elementos ou objetos se misturam ou sofrem alguma intervenção.
Os objetivos do projeto são estimular a elaboração de hipóteses e o espírito investigativo das crianças, encontrar respostas para suas dúvidas, descobrir o que faz um cientista, pesquisar biografias de cientistas, desenvolver e aguçar a curiosidade, motivar os alunos à persistência, observação e contemplação e promover a participação da família na confecção da experiência.
“Ao iniciarmos um projeto com perguntas instigantes, guiamos as crianças para o universo que se quer conhecer. Essas indagações fazem com que elas pensem e reflitam sobre os assuntos propostos, trazendo a pesquisa para o seu dia a dia, satisfazendo suas curiosidades e relacionando-as ao meio em que vivem”, disse a professora Daiany.
Os alunos estavam muito felizes e realizados com as experiências. Gabriel Andrade foi um dos alunos que falou que estava achando o projeto muito legal. “Desde o início do ano a gente está fazendo esse tipo de pesquisa. Aqui tem várias experiências feitas e o projeto da Feira de Ciências é bacana porque estimula o seu cérebro a fazer coisas cientificas, eu fiz uma experiência física e têm colegas que fizeram química”, destacou Gabriel.
Outros alunos também abordaram que puderam aprender muito com a feira, como as alunos Stephany Mattiuzzi e Vitória Sabará. “Gostei do Projeto, a gente tirou algumas experiências do site e do livro Manual do Mundo. Cada um realizou uma experiência diferente, e podemos aprender com cada uma”, disse Vitória.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento