Prefeito de Aracruz participa de Audiência Pública na Justiça Federal em Vitória, com Ministérios Públicos e representantes da mineradora Samarco
Na terça-feira (24/11), a Justiça Federal (3ª Vara Cível Federal de Vitória), realizou Audiência Pública no processo movido pelo Ministério Público Federal contra a empresa Samarco em virtude do rompimento da barreira de dejetos de Mariana. (Ação Civil Pública nº 0133761-45.2015.4.02.5001).
O objetivo da Ação Judicial é prevenir os danos que podem ser causados com a chegada da lama no mar, bem como garantir a reparação dos prejuízos que vierem a ocorrer. Compareceram à audiência representando o município de Aracruz, o Prefeito Marcelo Coelho, o Procurador Geral, Dr. Américo Mignone, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, e o Procurador Municipal Guilherme Travaglia Loureiro.
Os representantes do município apresentaram na audiência os danos que a lama pode causar a Aracruz, especialmente pela possibilidade de contaminação do canal Cabloco Bernardo (utilizado para a captação de água no Rio Doce e fornecimento às populações de Vila do Riacho e Barra do Riacho), e das Unidades e Conservação localizadas no município, no caso a Área de Preservação Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) de Santa Cruz.
Os representantes do município solicitaram à Justiça Federal a inclusão de Aracruz no polo ativo do processo como assistente do Ministério Público Federal (MPF), o que foi imediatamente autorizado pelo Juiz Rodrigo Reff Botelho.
A Prefeitura também trabalha a inclusão de Aracruz como beneficiário do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o Ministério Púbico do Trabalho e a empresa Samarco, com a finalidade de garantir ações da empresa para prevenção e reparação de danos eventualmente causados ao meio ambiente, à economia e à população de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento