Audiência Pública para apresentação do Projeto Orla é realizada em Coqueiral

A Prefeitura Municipal de Aracruz, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por meio da Secretaria de Planejamento de Orçamento e Gestão (SEMPLA), realizaram ontem à noite, na Oficina de Artes, em Coqueiral, a Audiência Pública de apresentação do PROJETO ORLA – projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima.
O evento contou com a participação dos Secretários municipais de Planejamento Gilton Luis Ferreira, de meio ambiente, Aladim Cerqueira e dos representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
O PROJETO ORLA - projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima foi apresentado por Marcus Polette, oceanógrafo e doutorando em gestão costeira. Na apresentação, o doutor, disse que o Projeto prevê 696 ações em todos os setores.
Marcus destacou que Aracruz está ente os 400 municípios do litoral brasileiro que realizaram a Audiência Pública para o projeto orla. “Essa é uma atitude muito corajosa da Prefeitura e muito importante, porque a a partir de agora, a sociedade poderá intervir com os próprios interesses, isso é inovador. E para a realização de sucesso deste Projeto é importante a parceria entre a prefeitura, a iniciativa privada e a sociedade,” disse, o oceanógrafo.
PROJETO ORLA
O Projeto Orla de Aracruz é uma ação conjunta realizada entre os governos federal, estadual e municipal, que visa o ordenamento dos espaços litorâneos, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.
Utilizando uma metodologia amplamente participativa o projeto equacionou os problemas decorrentes da fragilidade dos ecossistemas da orla, do uso inadequado do solo e da ocupação desordenada, entre outros. Além disso, buscou o estabelecimento de critérios para a compatibilização do uso dos bens da União, das áreas públicas, dos espaços estratégicos e dos recursos naturais protegidos, que configuram grandes desafios para gestão da orla brasileira. Os objetivos do projeto estão baseados nas seguintes diretrizes:
- Fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla, aperfeiçoando o arcabouço normativo para o ordenamento de uso e ocupação desse espaço;
- Desenvolvimento de mecanismos de participação e controle social para a gestão integrada da orla;
- Valorização de ações inovadoras de gestão voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços litorâneos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)
- Semana em Comemoração à Pessoa Idosa tem início com celebração de vida, sabedoria e respeito
- Agenda Festiva: Final de semana de festa em Barra do Riacho e Jacupemba
- Secretaria de Gestão oferece nova etapa de cursos, na modalidade on-line, para servidores