Percorrer obras públicas, em Aracruz, é preciso fôlego de maratonista

Em tempo de olimpíadas, percorrer canteiros de obras é uma disputa para abnegados maratonistas - amadores Mas, em se tratando de secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, João Cleber Bianchi, é um exercício corriqueiro de comprometimento profissional. E se o circuito de prova é o município de Aracruz, haja tempo, energia e sola de sapato para cumprir essa maratona pelas veredas de um roteiro variado entre a qualidade e a quantidade de obras que a PMA tem contratada e encontram-se em diferentes fases de execução.
No último 17 de fevereiro, o secretário João Cleber mobilizou gerenciadores das obras (Serpenge) e de técnicos das construtoras contratadas (AR de Souza, Florianense, HL Construtora, Comer e Mar & Sol) para cumprir uma periódica peregrinação de acompanhamento dos estágios de cada intervenção pública nos bairros e distritos do município. Ao longo de um dia, o roteiro inseriu visitas em Guaraná e Jacupemba, e obras realizadas no perímetro central de Aracruz.
Em cada obra, obstáculos diferentes: um destalhe, uma adequação, a evolução do projeto e, se preciso, uma correção de rota. Tudo isto, visto, conversado e discutido em campo. O secretário percorre ponto por ponto do trabalho, ouve, analisa e conversa com moradores, recebe parlamentares, pavimenta e articula todo o cenário de cada obra visitada. Ele faz um checklist ("lista de verificações”), um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, normas, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas. João Cleber enumera providências, motiva os parceiros e pede empenho profissional, e ainda vê motivação para analisar possibilidades, como encurtamento de prazo de uma obra, sem prejuízos da qualidade.
A obra de infraestruturas executada na rua Francisco Pelissari, em Guaraná, a primeira do roteiro visita, pela parte da manhã, deve ser entregue antes do prazo previsto de 120 dias, no valor superior a R$ 700 mil. A ação representa parte da intervenção necessária do projeto de macrodrenagem para resolver de vez a fragilidade do distrito em época de volumes intensos de chuva, como o que ocorreu na segunda quinzena de janeiro. A microdrenagem, em execução, trará um benefício enorme para a comunidade local. O vereador Paim, presente na visita, e liderança da região, ouviu do secretário João Cleber Bianchi que só com recursos totais, orçados em R$ 13 milhões, será possível equacionar o problema, intervindo com obras em três grandes bacias de escoamento de água.
Em Guaraná, também estava na agenda a visita a obra da ponte sobre o rio Ribeirão do Cruzeiro, onde, inclusive, exigiu um tempo maior de atenção para discutir uma situação pontual da obra para trafego de veículos pesados. Depois, o grupo de gestores e técnicos seguiram para Jacupemba. Lá, percorreram a área de construção da grande obra de drenagem em toda região do bairro Nova Colatina. O vereador Beto integrou a comitiva do secretário João Cleber, após uma reunião de trabalho com os técnicos no escritório do canteiro de obra. Passava do meio dia, mas nem o sol a pino, tirou o ímpeto do grupo de cumprir a primeira etapa do roteiro.
No período da tarde, o secretário João Cleber percorreu o roteiro de obras na área urbana da sede de Aracruz, nesta ordem: obra do viaduto, interligando a avenida Venâncio Flores à rua Leopoldo Rangel, obra já com seus 70% executada; visita a obra de infraestrutura do Bairro Guanabara, que será dotado de 100% de infraestrutura; e obra de engenharia rodoviária que resolveu o acesso à escola Honório Nunes, toda ela sinalizada e com calçada cidadã, estando em fase final de conclusão da obra.
Ufa!!! Foi de fato uma maratona entre alguns canteiros de obras que estão mudando a paisagem e o conceito de gestão, controle e projeto de obras públicas no município de Aracruz.
por Ricardo Hermeto Coelho
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora