3º workshop da Educação em Tempo Integral debate os efeitos positivos na aprendizagem

Publicado em: 13 de julho de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
3º workshop da Educação em Tempo Integral debate os efeitos positivos na aprendizagem


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no auditório central do SICOOB, no bairro Santa Lúcia, em Vitória, o 3º workshop da Educação em Tempo Integral. Aracruz esteve representada pela secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé e equipe técnica, que apresentaram em relatos os acompanhamentos que estão sendo realizados nas três escolas de tempo integral no município.

Tendo como tema central os “efeitos positivos na aprendizagem”, a palestrante Cláudia Costin apresentou ao público os desafios de ser professor em tempos de mudança, que exige, dentre tantas posturas, o ato de deixar de ser percebido – e se perceber – como um mero fornecedor de aulas expositivas, para ser assegurador de aprendizagem, além de desenvolver um sentido de urgência no resgate de aprendizagens perdidas, ter orgulho profissional e espírito de time, compensar a formação inicial, que atualmente ainda é divorciada da realidade da escola, com aprendizagem e planejamentos colaborativos, dentre outras.

Com relação às tendências em educação no mundo, foi mencionado que é necessário acabar com o negacionismo científico em educação, trabalhando com dados indicadores, tendo foco em resolução colaborativa de problemas com criatividade e em pensamento sistêmico e crítico, assim como a flexibilização dos currículos e da interdisciplinaridade. 

A revolução da escrita e o aprendizado profundo cultural digital e ensino híbrido, assim como a gamificação e plataformas adaptativas também são competências para o século 21, assim como a promoção de uma educação voltada para os valores e atitudes do protagonismo jovem, que os formam para a autonomia e para a cidadania global. “Foi um dia de muito aprendizado. Tivemos uma bela palestra na parte da manhã, e à tarde fizemos atividades em grupo discutindo as práticas do tempo integral. Sabemos da necessidade de fazer esse acompanhamento da aprendizagem para garantir de fato esse direito de todos os estudantes”, disse Jenilza Spinassé.

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