Secretaria de Saúde oferece orientação sobre acidentes de trabalho
Nesta próxima quinta-feira (28/04) é comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, data proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países-membros. Como forma de promover o aprendizado, desenvolver técnicas e procedimentos que abrangem a segurança, e principalmente fomentar a prevenção de acidentes, a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz oferecerá orientações a pacientes nas unidades de saúde.
Durante essa semana, o trabalho será desenvolvido pelas Agentes Comunitárias, que foram capacitadas para poder orientar todos os pacientes que estiverem nas salas de espera das unidades, principalmente em dias de maior movimento. Estes terão informações acerca do que tange os acidentes de trabalho, seu conceito, saber se portar durante alguma ocorrência e saber fazer as notificações.
Neste mês também teve o movimento “Abril Verde”. No dia 7/4 foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, quando foi colocado em pauta para a população temas como segurança e saúde do trabalhador brasileiro com vistas à redução dos acidentes de trabalho.
CEREST
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Colatina iniciou suas atividades em Colatina no ano de 2007, sendo atualmente referência para 18 municípios da macrorregião Central do Estado do Espírito Santo, que são: Colatina, São Roque do Canaã, Governador Lindemberg, Pancas, Marilândia, Baixo Guandu, Sooretama, Rio Bananal, Águia Branca, Linhares, São Gabriel da Palha, Vila Valéria, Alto Rio Novo, Mantenópolis, São Domingos do Norte, João Neiva, Ibiraçu e Aracruz, conforme Plano Diretor Regional do Espírito Santo – edição de 2011.
O órgão é voltado para a atenção à saúde do trabalhador no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) atuando nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância, com o objetivo de tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho, agindo nas vertentes de assistência, educação e vigilância em saúde do trabalhador.
Podem utilizar os serviços, todos os trabalhadores formais, informais, urbanos ou rurais e até desempregados, com suspeita ou portadores de doença ocupacional ou que sofreram acidentes de trabalho e necessitam de reabilitação física ou psicossocial para retorno as suas atividades laborativas. Os trabalhadores podem procurar espontaneamente, ou por meio de encaminhamento dos serviços de saúde, do INSS, dos sindicatos ou das empresas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento