Centro de Controle de Zoonoses explica a realização do “Bloqueio de Caso” e orienta moradores

O Centro de Controle de Zoonoses é o setor responsável pelas atividades do Programa de Controle da Dengue no município de Aracruz. Dentre suas várias atividades que são preconizadas pelo Ministério da Saúde para controle do mosquito Aedes aegypti, existe o Bloqueio de Caso ou Bloqueio de Transmissão.
Este bloqueio consiste na aplicação de inseticida com a Bomba Costal Motorizada para eliminação de mosquitos (fêmeas) adultos que estejam infectados com o vírus. Para tanto existe um protocolo a ser seguido. Desta forma, quando um paciente com suspeita é atendido em uma unidade básica de saúde ou hospital, ele tem que ser notificado pelo serviço de saúde. Esta notificação segue para a Vigilância Epidemiológica que dá subsídio para o desenvolvimento das ações de Controle do Vetor.
Posteriormente, com os dados de endereço desse paciente, a equipe realiza o Bloqueio de Caso, que é a aplicação de inseticida no quarteirão onde mora o paciente suspeito, além de outros oito quarteirões do entorno, abrangendo assim um raio de 150 metros de voo do mosquito.O principal objetivo do Bloqueio de Caso é matar o mosquito contaminado para evitar que outras pessoas venham a adoecer.
Orientações
Antes de realizar a aplicação, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses orienta os moradores das áreas em que será feita a atividade, porém, geralmente a maioria dessas pessoas não se encontram em suas residências. Quando isso acontece, um bilhete é deixado com o horário e informações que devem ser seguidas durante a aplicação.
Água de animais e aquários devem ser cobertas, assim como alimentos expostos. Também deve se retirar roupas do varal. Caso o morador não se encontre em casa no horário da aplicação, e assim ele achar conveniente, pode-se deixar um acesso para seu quintal permitindo a entrada dos funcionários do CCZ. Se isso não for possível, a aplicação será realizada somente na parte externa. Mesmo que o morador esteja presente na hora da aplicação, ele deve se retirar da residência para não ter contato direto com o inseticida.
A importância de se fazer a aplicação no quintal das residências é que o mosquito tem hábitos domiciliares, e quanto mais perto for aplicado, maior a chance de se obter melhores resultados. Todo esse trabalho faz parte de um conjunto de atividades de Controle do Vetor da Secretaria de Saúde que busca o bem-estar de todos os moradores.
Dados
De janeiro a abril deste ano a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz já trabalhou em 189 Quarteirões com a Bomba Costal Motorizada, uma média aproximada de quase 6.000 imóveis.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral