Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) acontece neste sábado (30/04)

A Campanha Nacional de vacinação contra a influenza (H1N1) teve início no último dia 25 de Abril e se estenderá até o dia 20 de Maio em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Já neste sábado (30/04), acontece o dia D da Campanha, uma mobilização nacional para vacinação da população alvo.
Desde de 1999, ano Internacional do Idoso, o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem realizando campanhas anuais de vacinação contra a influenza para os grupos de risco preconizado, cujos resultados epidemiológicos já podem ser observados por meio do registro de dados do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde, que sinalizam para redução de internações hospitalares por patologias respiratórias na população brasileira.
Estudos comprovam que pessoas idosas, gestantes, crianças deseis meses e menores de cinco anos, indígenas, mulheres com até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, com consequência da gripe e de outras causas, dessa forma, tendo contribuído para o aumento das internações hospitalares e mortalidade.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para complicações da infecção como (crianças menores de cinco anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
A transmissão ocorre principalmente por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga são as manifestações mais comum. Nos casos mais graves, geralmente existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a vacinação contra a influenza mostra-se com uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações.
Estimativa em Aracruz
Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa populacional a ser vacinada no município de Aracruz neste ano é de 24.029 pessoas, e a meta a ser atingida é 80% desta estimativa para os grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que neste sábado (30/04) todas a unidades básicas de saúde do município funcionarão no horário de 7:00 as 16:00. haverá também atendimento no Shopping Oriundi com um posto móvel, no horário de 9:00 às 16:00.
A Coordenação de Imunização do município pede a compreensão da população que não se enquadra nos grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde e que não será contemplada neste momento. Devia a baixa produção de vacina no país, há uma dificuldade de envio das doses aos estados e municípios. Desta forma as demais pessoas poderão ser vacinadas após o dia 20/05.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável
- Aracruzenses têm acesso gratuito a medicamentos por meio da rede de Farmácias Básica e de Alto Custo
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz