Projeto Óleo Bom da Prefeitura de Aracruz recebe certificado de participação no Prêmio Cidade Cidadã

A Prefeitura de Aracruz por meio da equipe de Gerenciamento de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos (GEAR) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) recebeu na noite da última terça-feira (08) na Assembleia Legislativa em Vitória o certificado de participação no Prêmio Cidade Cidadã 2009. O Prêmio Cidade Cidadã é um estímulo para o desenvolvimento de políticas públicas em importantes segmentos da sociedade, tendo um efeito social extremamente positivo, além de reunir cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
A Prefeitura participou com o projeto Sabão Óleo Bom que visa a retirada do óleo saturado de ambientes geradores e transforma em sabão e detergente, evitando que sejam lançados em redes de esgoto ou no solo com objetivo de conservar o meio ambiente e gerar renda. A GEAR trabalha com o projeto Sabão Óleo Bom orientando a população e os proprietários de restaurantes, bares, residências e lanchonetes a armazenar o óleo vegetal saturado em recipientes com tampas (garrafas, baldes, galões) e entregar para o agente de limpeza da Coleta Seletiva ou na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz. O óleo recolhido é levado a sede do projeto Recriarte na Semam, onde acontecem as oficinas para grupos interessados. As oficinas também são disponibilizadas em escolas, sedes de projetos sociais, associações comunitárias e empresas.
Os responsáveis pelas oficinas, recebem o óleo, realizam a triagem do produto. Segundo a pedagoga da Gerência de educação ambiental, Sônia Xavier, os recipientes recebidos passam por uma seleção. "O óleo que se encontra misturado com resíduos que permanecem durante a fritura, como farinha, restos de alimentos, são separados e destinados ao Aterro Sanitário. O óleo considerado próprio para utilizar no processo de transformação do sabão, passa por um processo de filtragem e depois é armazenado em contenedores e disponibilizados para as oficinas".
O sabão liquido produzido nas oficinas é colocado em garrafinhas PET (juninho) e o sabão em barra é moldado no copinho de sorvete plástico que é reutilizado vários vezes evitando consumo e geração de resíduos. O gerente de Educação Ambiental, Romero Sant'Anna destaca que este trabalho é auto-sustentável. “O óleo usado seria descartado no ambiente e o produto final pode ser comercializado gerando renda, e sem contar o ganho ambiental que é incalculável”. Sant'Anna finaliza ressaltando que este processo gera inclusão social, econômica e ambiental dos cidadãos envolvidos direto e indiretamente desde o recolhimento, armazenamento, entrega para coleta seletiva, fabricação e comercialização do sabão e utilização de produtos ecologicamente correto.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito