Crise Hídrica: Prefeitura adota ações para reduzir os impactos da crise hídrica em Aracruz
O município de Aracruz vem sofrendo com o agravamento da crise hídrica desde o mês de outubro de 2015. No entanto, algumas localidades já se encontravam em situação de diminuição dos recursos hídricos, como é o caso da comunidade de Santa Rosa, Guaraná e Santa Cruz.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), os reflexos do agravamento da crise hídrica sobre a sede do município de Aracruz tomaram proporções alarmantes a partir de maio de 2016, período em que a água no barramento localizado nas barragens de “Santa Mara” e do ponto de captação do SAAE – ARA pararam de verter em sentido a foz, fato que levou o SAAE de Aracruz a adotar o sistema de rodízio no abastecimento da Sede.
Ações
Desde outubro de 2015, a Prefeitura e SAAE – ARA vêm realizando algumas ações para reduzir os impactos sobre as diversas localidades atingidas pelo agravamento da crise hídrica, tais como: Publicação do decreto 30.277/2015, o qual impõe regras para utilização dos recursos hídricos em área urbana de forma racional; Contratação de caminhões pipas para abastecimento das localidades de Santa Cruz, Santa Rosa, Grapuama e Biriricas; Recuperação do barramento do manancial que abastece a comunidade de Coqueiral e regiões circunvizinhas; Perfuração de poço artesiano para abastecimento em diversas localidades, bem como reduzir o número de vazamentos no sistema e contratação de empresa para perfuração de poço artesiano na ETA Jacupemba. Ação que depende da publicação do decreto de emergência para imediata contratação.
Ações Conjuntas Poder Público e Privado
A Prefeitura em parceria com a empresa FIBRIA e CESAN também realizam algumas ações para melhorias no sistema de abastecimento de Aracruz Sede.
Algumas delas são a disponibilização de quatro caminhões pipas com capacidade de transportar 1.300 m³ diários de água bruta para complementação do sistema de abastecimento de água; Elaboração de projetos para construção de adutora interligando o sistema de barragens da empresa FIBRIA com ETA Sede e realização de estudos para apontamento de locais propícios para perfuração de poços artesianos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento