Crise Hídrica: Prefeitura adota ações para reduzir os impactos da crise hídrica em Aracruz

O município de Aracruz vem sofrendo com o agravamento da crise hídrica desde o mês de outubro de 2015. No entanto, algumas localidades já se encontravam em situação de diminuição dos recursos hídricos, como é o caso da comunidade de Santa Rosa, Guaraná e Santa Cruz.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), os reflexos do agravamento da crise hídrica sobre a sede do município de Aracruz tomaram proporções alarmantes a partir de maio de 2016, período em que a água no barramento localizado nas barragens de “Santa Mara” e do ponto de captação do SAAE – ARA pararam de verter em sentido a foz, fato que levou o SAAE de Aracruz a adotar o sistema de rodízio no abastecimento da Sede.
Ações
Desde outubro de 2015, a Prefeitura e SAAE – ARA vêm realizando algumas ações para reduzir os impactos sobre as diversas localidades atingidas pelo agravamento da crise hídrica, tais como: Publicação do decreto 30.277/2015, o qual impõe regras para utilização dos recursos hídricos em área urbana de forma racional; Contratação de caminhões pipas para abastecimento das localidades de Santa Cruz, Santa Rosa, Grapuama e Biriricas; Recuperação do barramento do manancial que abastece a comunidade de Coqueiral e regiões circunvizinhas; Perfuração de poço artesiano para abastecimento em diversas localidades, bem como reduzir o número de vazamentos no sistema e contratação de empresa para perfuração de poço artesiano na ETA Jacupemba. Ação que depende da publicação do decreto de emergência para imediata contratação.
Ações Conjuntas Poder Público e Privado
A Prefeitura em parceria com a empresa FIBRIA e CESAN também realizam algumas ações para melhorias no sistema de abastecimento de Aracruz Sede.
Algumas delas são a disponibilização de quatro caminhões pipas com capacidade de transportar 1.300 m³ diários de água bruta para complementação do sistema de abastecimento de água; Elaboração de projetos para construção de adutora interligando o sistema de barragens da empresa FIBRIA com ETA Sede e realização de estudos para apontamento de locais propícios para perfuração de poços artesianos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde