Profissionais da panificação participam da PanShow
Uma oportunidade de conhecer novas tecnologias e adquirir conhecimento. Uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) da Prefeitura de Aracruz e Sebrae oportunizou a ida dos profissionais da panificação do município à Feira Acaps Panshow (Convenção e Feira de Negócios de Supermercado e Padarias do Espírito Santo) 2017. O evento realizado na Serra apresentou novidades em máquinas, equipamentos, produtos e serviços.
A Panshow aconteceu em uma padaria em pleno funcionamento, com fornos, área de preparo e espaço para se tomar um cafezinho. Projeto denominado #vemprapadaria, o estande de 240 metros quadrados contou ainda com a Arena Panshow, com capacidade para 50 pessoas para a realização de aulas show.
O secretário da Semde, Divaldo Crevelin ressalta o esforço da secretaria para oferecer está oportunidade a estes profissionais da panificação. “Entendo que essa participação é importante para incrementar a economia do município. A medida que as pessoas têm contato com novas experiências, tecnologias e aumentam seu conhecimento, eles agregam valor aos seus negócios e quem ganha é a população com melhor atendimento”.
Para o presidente do Sindipães, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, a presença de chefs renomados reforça a importância do investimento e do resgate na fabricação de pães de fermentação natural. “Queremos mostrar a importância de se criar e inovar dentro da panificação. Há uma demanda crescente por pães rústicos, e as padarias precisam estar prontas para atender com processos e tecnologias avançadas”, ressaltou.
Com 2 mil padarias no Espírito Santo que geram 25 mil empregos diretos e faturam R$ 2,7 bilhões por ano, esse é o primeiro passo de um projeto do Sindipães em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip) para aumentar o consumo per capita de pão no Brasil, que hoje é de 34 quilos. Em países como Chile, Alemanha e Argentina, esse número é de 93, 75 e 73 quilos por pessoa, respectivamente.
O presidente da Aipães, Ricardo Augusto Pinto, explicou que o setor busca oferecer mais opções de pães, como os de fermentação natural, o que pode consequentemente elevar o consumo. “A ideia não é substituir produtos, mas termos pães com características diferenciadas que, em alguns casos, harmonizam melhores com comidas e bebidas”, ressaltou, ao lembrar que a Super Feira Acaps Panshow é uma oportunidade de reciclagem e de intercâmbio com panificadores de todo o país.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento