Formado o Fórum Permanente para discussão dos recursos hídricos do município

Completando sua maioridade, há 18 anos é comemorado no dia 22 de março o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. Aproveitando a data, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), uma autarquia da Prefeitura de Aracruz, reuniu na tarde de ontem (22), no auditório do CDL, representantes do poder executivo, legislativo, instituições de ensino, empresários, sociedade civil e imprensa para um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para tentar resolver o problema de escassez dos recursos hídricos no município.
“As bacias hidrográficas possuem suas riquezas, mas devem ser preservadas para que não aconteça uma catástrofe: a escassez dos recursos hídricos. E o homem, cada vez mais degrada esse bem natural, o que é preocupante”. Com estas palavras o diretor do SAAE, Paulo Bottoni, iniciou a discussão, que teve como principal objetivo a criação de um Fórum Permanente das Águas. Bottoni ressaltou que a reunião é uma oportunidade para sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Para dar início a discussão foi escolhido o Rio Piraqueaçu que é um dos maiores mananciais do município. O Coordenador do SAAE, Adilmer Tonon, fez uma apresentação do rio desde a sua nascente que fica no município de Santa Teresa, até sua chegada em Aracruz onde é captado para chegar a casa dos moradores com qualidade. “Foi realizada uma análise físico-química e bacteriológica de amostras de água em vários pontos do rio analisando a turbidez, cor e coliformes fecais”. Tonon explicou ainda a atual situação do rio. “A bacia hidrográfica está sofrendo com o assoreamento, erosão, desmatamento, lixo no leito, presença de bovinos às margens do rio, lançamento de esgoto (in natura) e uso inadequado do solo”.
Após a apresentação foi realizado um debate entre os participantes. O vice-prefeito Jones Cavaglieri parabenizou a autarquia pela iniciativa. “Temos que tomar providências o mais rápido possível e este é um momento oportuno para avançarmos neste assunto. É necessário discutir iniciativas e buscar parcerias”. Bottoni finalizou explicando a importância da preservação e da utilização adequada da água. “A proteção de nossos mananciais constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as suas gerações presentes e futuras. Água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico e é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo”. A próxima reunião do Fórum foi marcada para o dia 15 de abril.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito