Programa Saúde Cidadã é apresentado a lideranças comunitárias de Aracruz

O plenário da Câmara Municipal de Aracruz sediou na noite desta quarta-feira (21/03) um debate com lideranças comunitárias, associações de moradores e Secretaria Municipal de Saúde para apresentar o programa “Saúde Cidadã”, que visa, dentre outras prerrogativas, incluir a participação dos moradores quanto a melhoria da saúde do município.
O debate foi ministrado pela Secretária de Saúde, Clenir Sani Avanza. No início foi aberto um espaço para que todos os presentes no plenário se apresentassem. Clenir começou seu discurso dizendo que a promoção da saúde é de responsabilidade de todos, estado, município e dos cidadãos, uma prioridade que deve ser dividida.
“Não podemos fazer nada na vida sozinhos. Quero fazer uma proposta. Preciso ouvir vocês, pois nada aqui será feito sem que todos concordem. É importante conseguirmos convencer as pessoas que dependem dos serviços da saúde. Eu já conheço nossos problemas. Citarei alguns. Faltam aparelhos nas unidades de saúde, medicamentos na farmácia básica, medicamentos de urgência e emergência, médicos que faltam aos plantões, pacientes que são tratados de forma deselegante, além dos moradores não conseguirem ser ouvidos”, relata.
Diante disso foi explicado que as pessoas precisam raciocinar em cima do que é pretendido para se chegar a uma solução. “Como nós podemos melhorar a saúde de Aracruz? Qual é a nossa parte enquanto sociedade civil organizada? O conhecimento traz mudanças. Se promovermos conhecimentos e participação com organização, sem dúvida conseguiremos um grande avanço”, explica.
Com perguntas diretas aos presentes, que davam suas opiniões e sugestões, a Secretária indagava que é preciso ter uma sociedade forte em sua organização e capaz de fiscalizar a prestação dos serviços ofertados, além da colaboração. “Não adianta ficar somente apontando as falhas. Temos que ter urbanidade, que é um tratamento cordial que precisamos dar às pessoas. Podemos chamar a atenção e dizer que um serviço está errado sem ofender”.
A Saúde Cidadã
Diante do exposto Clenir falou o que pretende com programa Saúde Cidadã. “Se todos os senhores estiverem de acordo, pretendemos implantar o programa Saúde Cidadã, porque a saúde nasce da cidadania. A Organização Mundial da Saúde (OMC) preconizou que a saúde é o perfeito bem-estar, que é ter uma alta estima e ser participante do sistema. As pessoas têm que opinar, fazer reuniões e buscar soluções”.
Como exemplo foi citado a educação, que já possui seus conselhos de escola que funcionam, pois eles se reúnem e discutem com os profissionais buscando soluções coletivas. “O que eu quero propor é criar dentro desse programa, os conselhos de saúde paritários, orgânicos e legítimos nas localidades onde tenha uma Unidade de Saúde (UBS), sedo assim, um conselho da comunidade, dos movimentos organizados, o que nos possibilitará uma radiografia dos problemas e buscarmos as soluções”, finaliza.
O público presente concordou com a criação do conselho. Também ficou decidido que dentro de uma semana eles entregaram a formalização de seus membros na Secretaria de Saúde. Eles serão capacitados por servidores da SEMSA que os instruirão quanto às funcionalidades.
Após as conversas foi apresentado um vídeo intitulado ubuntu – sou quem sou porque somos todos nós. Essa é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.
Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo. Ou seja, significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil