Novo Conselho Municipal do Direito da Mulher toma posse

Os novos membros do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDMA), formado por representantes do poder público e sociedade civil, tomaram posse na manhã desta terça-feira, 24 de julho, na Casa dos Conselhos de Aracruz. Os conselheiros, selecionados em votação no início do mês, foram empossados para um mandato de dois anos.
Este novo mandato, no entanto, conta com novidades que simbolizam avanços para a difusão dos direitos da mulher. Trata-se da participação indígena, sendo representada por mulheres da Associação Indígena Tupinikin da Aldeia Areal (AITAA).
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, a representação da sociedade civil cumpre um papel importante na articulação entre o CMDMA e comunidades. “O Conselho é um órgão que fortalece a política voltada aos direitos da mulher, tendo em vista os índices de violência registrados no município, além de atuar na conscientização da população”, disse Rosilene Felipe dos Santos.
Conselho Municipal do Direito da Mulher é um órgão fiscalizador, que monitora casos de violência feminina junto a entidades, como Polícia Civil, CREAS e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS).
![]() |
![]() |
![]() |
O novo conselho
As entidades representantes da sociedade civil eleitas foram: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracruz/ES; Associação Indígena Tupinikin da Aldeia Areal (AITAA); Igreja Assembléia de Deus; Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Planalto de Aracruz.
Já os representantes governamentais são: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS); Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA); Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora