Escola Indígena de Pau Brasil ganha novo canteiro
Mãos na terra e ouvidos atentos no que é dito pelos professores. Na EMP Indígena de Pau Brasil as crianças tiveram uma manhã diferente e ajudaram a dar vida a um canteiro repleto de verde.
Couve, rúcula e cenoura são alguns dos alimentos plantados na manhã desta terça-feira (14), através do projeto Hortas Escolares, da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG). Mas, antes de plantar, é preciso aprender tudo sobre as plantas. Por isso, o projeto segue algumas etapas importantes:
Em sala de aula, os alunos aprendem sobre o crescimento das plantas e os benefícios de cada verdura e legume que será cultivado. “Dessa forma as crianças vão absorver melhor as informações e levarão para dentro de casa o que foi aprendido. Nossa intenção é mostrar que se pode produzir de forma orgânica no quintal, principalmente em áreas urbanas”, explicou o engenheiro agrônomo, Alessandro Moreira.
Depois, é hora de plantar. Cada criança recebe algumas sementinhas nas mãos e, cuidadosamente, as colocam na terra. De acordo com a equipe do projeto, somente este ano 25 escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram hortas construídas.
“As escolas são peça chave para o projeto. Nosso maior objetivo é estimular que mais escolas e crianças participem e espalhem cada vez mais a ideia de plantar, cultivar e colher”, completou Alessandro.
Plantando saúde
Além de despertar nos alunos o contato com a terra, o projeto também possui a intenção de estimular um estilo de vida saudável aos estudantes da Rede Municipal. Por isso, durante as rodas de conversas que acontecem antes do plantio as acrianças aprendem sobre produção de alimentos livres de agrotóxicos e também sobre a importância de consumir produtos orgânicos.
“O objetivo é fazer com que as crianças sintam a terra e entendam melhor da onde vem o alimento que elas comem”, explica a professora do projeto, Natalina Sartor de Oliveira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo