Flores de Ipê Rosa viram adubo no canteiro da EMEF Abílio Correia de Amorim
A reutilização de matérias orgânicas é um dos pilares da agroecologia – uma forma de pensar agricultura e natureza numa perspectiva ecológica. Na EMEF Abílio Correia de Amorim, localizada no bairro São Marcos, tais práticas harmoniosas com o meio ambiente aparecem de forma simples, já que alguns funcionários viram nas flores caídas de um Ipê Rosa, uma oportunidade de deixar o canteiro da escola mais saudável.
“A gente chegava aqui e acompanhava a queda de flores em certa constância, e também a alegria das crianças, que coletavam e levavam para as salas. A sensibilidade dos profissionais de Serviços Gerais e da cozinha, no entanto, fizeram a diferença: ao limpar o pátio, acataram a ideia de colocar as flores na horta”, explica a pedagoga da escola, Elizabeth Vieira Borlini.
As flores dos Ipês que estão em meio ao pátio da escola aos poucos viraram adubo para as plantas da horta. Agora, Abacate, Mandioca, Couve, Cebolinha, além de flores, Aroeira, Manjericão e até um pequeno pé de Ora-pro-nóbis estão sendo fertilizados com flores.
“O plantio dessas espécies foi pensado no equilíbrio e controle do canteiro”, pontua a pedagoga, que ainda finaliza: “Mexer com planta e terra faz parte do meu viver”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50