Flores de Ipê Rosa viram adubo no canteiro da EMEF Abílio Correia de Amorim
A reutilização de matérias orgânicas é um dos pilares da agroecologia – uma forma de pensar agricultura e natureza numa perspectiva ecológica. Na EMEF Abílio Correia de Amorim, localizada no bairro São Marcos, tais práticas harmoniosas com o meio ambiente aparecem de forma simples, já que alguns funcionários viram nas flores caídas de um Ipê Rosa, uma oportunidade de deixar o canteiro da escola mais saudável.
“A gente chegava aqui e acompanhava a queda de flores em certa constância, e também a alegria das crianças, que coletavam e levavam para as salas. A sensibilidade dos profissionais de Serviços Gerais e da cozinha, no entanto, fizeram a diferença: ao limpar o pátio, acataram a ideia de colocar as flores na horta”, explica a pedagoga da escola, Elizabeth Vieira Borlini.
As flores dos Ipês que estão em meio ao pátio da escola aos poucos viraram adubo para as plantas da horta. Agora, Abacate, Mandioca, Couve, Cebolinha, além de flores, Aroeira, Manjericão e até um pequeno pé de Ora-pro-nóbis estão sendo fertilizados com flores.
“O plantio dessas espécies foi pensado no equilíbrio e controle do canteiro”, pontua a pedagoga, que ainda finaliza: “Mexer com planta e terra faz parte do meu viver”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora