Prefeitura de Aracruz intensifica as ações de combate à dengue
Uma grande ação da prefeitura de Aracruz, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificou o combate à dengue nesse sábado (26/11). Três equipes se dividiram nas localidades de Barra do Riacho, distrito de Guaraná e bairro Bela Vista. Os agentes de endemias, devidamente equipados com os termonebulizadores, ou mochilas costais, transportavam o inseticida UVB em uma espécie de mochila e faziam a aplicação.
Uma outra equipe passava nas residências alertando e orientando os moradores com a entrega de panfletos informativos, além de pedi-los para deixarem os portões abertos para que os agentes de endemia pudessem entrar em suas casas.
Aumento do número de casos suspeitos de dengue no município
A prefeitura de Aracruz já havia alertado a população em abril desse ano sobre o aumento do número de casos suspeitos de dengue no município. Na ocasião a SEMSA convocou a população a redobrar seus cuidados na prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti para evitar um possível surto ou epidemia.
O CCZ do município de Aracruz tem trabalhado durante o ano todo no monitoramento e controle do vetor e da doença, com a visita de agentes casa a casa, trabalhos de educação em saúde, conscientização e a orientação da população próxima às áreas de maior risco. Vale lembrar que o uso do carro fumacê é restrito, pelo MS, a períodos de epidemia e não combate as larvas responsáveis pela infestação.
80% dos focos de mosquito estão dentro das residências
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, ele aparece principalmente ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros e se tornam mosquitos adultos em até sete dias.
O Ministério da Saúde informa que cerca de 80% dos focos de mosquito estão dentro das residências, o que reforça a responsabilidade de cada morador na prevenção. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, e todos nós podemos fazer uma vez por semana. Vale ressaltar que é do morador a principal responsabilidade de eliminar o mosquito.
Outras doenças
O mosquito da dengue também transmite outras doenças, como zika virus e febre chikungunya. A dengue, zika e chikungunya apresentam alguns sintomas em comum, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo. Caso observe o aparecimento desses sintomas, não tome qualquer medicamento por conta própria. Busque a unidade de saúde mais próxima, todas as unidades do município estão prontas para o atendimento inicial.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento