Segunda-feira (21) será a vez de Vila do Riacho servir de ringue na vitória sobre o mosquito da dengue
-3.jpg)
Na próxima segunda-feira (21), o combate ao mosquito da dengue será intensificado com mais um mutirão da Secretaria de Saúde (Semsa). Em Aracruz o combate ao vetor está em atividade contínua e a Vila do Riacho terá uma edição da ação conjunta com a prefeitura, a partir das 8h, para erradicar a ameaça. Saindo do posto de saúde, a parceria da Semsa com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transporte (Semit) e Ministério Público vai destacar agentes de limpeza urbana, vigilância sanitária, vigilância ambiental em saúde e fiscalização de posturas para encorpar o mutirão e acabar de vez com os focos do mosquito, normalmente encontrados em locais com lixo e entulho, cenário para acúmulo de água.
O trabalho será feito em etapas. Na segunda (21), a vigilância ambiental vai realizar fiscalização, orientação e possíveis notificações dos proprietários de imóveis e terrenos baldios da localidade. A limpeza urbana da Semit vai trabalhar nos terrenos baldios que tiver acesso sem precisar de autorização judicial. De dois a três dias após a primeira abordagem, entra em ação a equipe de vigilância sanitária e a fiscalização de posturas para realizar os autos de infração. Por fim, serão recolhidos entulho e lixo reunidos durante o mutirão. Durante o mutirão acontecerá uma passeata com alunos e professores da escola municipal “Álvaro Souza” e da estadual “Ermentina Leal”.
De acordo com o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, a Semsa percebeu a necessidade dessa mobilização devido a proximidade da Vila com a Barra do Riacho, onde as incidências de casos é alarmante. “A região de Barra do Riacho tem sido mais afetada, por apresentar duas características: o local é vulnerável, por causa do grande trânsito de pessoas provenientes de diversas localidades, e que podem trazer consigo o vírus da doença; e é receptivo, com a existência de muitos focos de reprodução do mosquito, especialmente nos quintais das residências. Daí a necessidade de convocar a conscientização da comunidade da Vila para participar junto com a gente. Cada morador pode colaborar. É só retirar o lixo e disponibilizar para a limpeza da prefeitura recolher tudo”.
Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Vicente Penteado Vizioli, esse mutirão é uma ação emergencial. “Há uma previsão de que essa mobilização aconteça em todo o município mas, no momento, os bairros e as localidades que são mais afetados pela doença estão sendo priorizados. Não estamos apenas recolhendo lixos e outros materiais, realizamos principalmente um trabalho educacional, de conscientização dos moradores”, disse. Apenas o esforço da prefeitura não é suficiente. É preciso que a população se empenhe, que cada morador cuide para que seu quintal esteja limpo e livre dos focos do mosquito. É importante lembrar que ele se desenvolve em poucos dias, então, não adianta nada fazer desinfecção das casas e permitir que o mosquito volte.
No mês passado a Semsa realizou um mutirão em Barra do Riacho, onde foram recolhidos 420m³ de lixo e entulho. Dentre os vários resultados obtidos, estão os benefícios da conscientização dos moradores. Antes da ação, o número de casos notificados em um período de 20 dias chegava a 276, enquanto depois do mutirão, o mesmo período apresentou 53 notificações.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada