Mutirão de combate à dengue chega a Vila do Riacho: Adultos e crianças, todos contra o mosquito

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) deu a largada para mais um mutirão de combate à dengue, desta vez em Vila do Riacho. O trabalho intensificado, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Infraestrutura e Transportes vai ser realizado durante toda essa semana e o objetivo é erradicar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.
Hoje, a ação começou logo cedo, às 8 da manhã. Uma passeata com os alunos do Centro Municipal de Educação Básica Álvaro Souza e da escola estadual Ermentina Leal percorreu as ruas do bairro levando a mensagem de que é preciso cuidado constante para que a doença não se prolifere. “É muito importante educar as crianças, porque elas agem como multiplicadoras em casa. Nós já fazemos esse trabalho há muito tempo e agora estamos colocando o bloco de combate à dengue da escola na rua” declarou a diretora do CMEB Álvaro Souza, Rosilda Rocha Nascimento dos Reis.
O secretário de saúde, Evilasio Oliveira Costa, acompanhou a passeata e, durante o caminho, ouviu algumas sugestões e solicitações dos moradores. “Decidimos realizar o mutirão aqui na Vila do Riacho, ao perceber que o local apresentava uma tendência de crescimento no número de notificações das doença, por causa da proximidade com a Barra do Riacho. Nós estamos nos antecipando a esse crescimento e podemos garantir que, com ações como esse mutirão, vamos reverter esse quadro”, explicou aos moradores. O vice-prefeito de Aracruz também participou da caminhada que abriu os trabalhos do mutirão. “Esse trabalho é muito importante para chamar a atenção das pessoas, para a causa do combate à dengue que precisa ser abraçada por todos. O trabalho da Prefeitura é constante, mas nunca vai ser suficiente sem o empenho dos moradores em combater os focos de água parada em suas próprias residências. Só assim vamos evitar que o mosquito se reproduza e transmita a doença”, ressaltou o vice.
O mutirão agora continua com o trabalho dos agentes ambientais, que vão orientar os moradores a respeito dos cuidados precisos para evitar a proliferação do vetor da dengue, e de profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Transportes, que vão recolher entulhos de residências e fazer a limpeza de terrenos baldios. Durante a semana, também vão entrar em ação as equipes de vigilância sanitária e de fiscalização de posturas para notificar os moradores que insistirem em manter focos do mosquito em suas casas.
Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Vicente Penteado Vizioli, esse mutirão é uma ação emergencial. “Há uma previsão de que essa mobilização aconteça em todo o município mas, no momento, os bairros e as localidades que são mais afetados pela doença estão sendo priorizados”, disse. No mês passado, o local escolhido foi a Barra do Riacho, onde foram recolhidos 420m³ de lixo e entulho, e ação já deu resultados: antes da ação, o número de casos notificados em um período de 20 dias chegava a 276, depois do trabalho, o número de novos casos no mesmo período caiu para 53.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio