Profissionais da Saúde e Educação de Aracruz apresentam projetos em Brasília

Entre os dias 13 e 15 de junho aconteceu a 1ª Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola e a 4ª Mostra Nacional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi discutir a importância da integração entre políticas públicas de saúde e de educação para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outras, com ênfase na troca de experiências relacionadas à atenção e promoção da saúde.
Representantes das Secretarias de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed) de Aracruz divulgaram durante os encontros o desenvolvimento do Projeto Saúde e Prevenção (SPE) nas escolas de Aracruz. No município o SPE foi implantado em 2009 em oito escolas. A culminância do Projeto aconteceu com a realização da I Caminhada Municipal pelo Dia Mundial da Luta contra a AIDS que teve a participação de aproximadamente mil estudantes da rede de ensino municipal. Este ano, o SPE municipal encaminhou três trabalhos para participação na Mostra Nacional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Os trabalhos selecionados foram “SPE: conquistando seu espaço no município de Aracruz”, “Homossexualismo na escola: desafios contra o preconceito” e “Dia da Luta Mundial contra a AIDS: uma ação pela vida!”.
Para a Assistente Social da Atenção Básica da Semed, Alda Lívia Vaillant, a participação no evento possibilitou um grande aprendizado e a ampliação de conhecimentos, a partir da troca de experiências a respeito dos diversos assuntos contemplados pelo SPE. “O diálogo com profissionais de outros municípios brasileiros possibilitou vislumbrar novos horizontes para o Programa em nosso município, uma vez que observamos que estamos no caminho certo para alcançarmos o êxito dos objetivos do SPE. O investimento da administração municipal foi relevante tanto para qualificação profissional quanto para evidenciar os trabalhos realizados pelo município de Aracruz”, disse.
Já para a psicóloga da Semsa, Anísia Crevelin, a intersetorialidade foi o ponto chave de todas as discussões e debates levantados na mostra, apontando que a concretização e resolutividade de ações na área de saúde e educação perpassam a partir de um olhar e uma escuta diversificada e diferenciada às demandas da população alvo. “Envolver todos os atores neste desafio é o caminho para promover estratégias para redução de vulnerabilidades que se encontram os adolescentes e jovens nos dias atuais”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio