População de Aracruz terá mais três equipes do PSF para ampliar atendimento

A população de Aracruz será contemplada com a criação de mais três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para atender a região do bairro Guaxindiba. Com a implantação do serviço, que funcionará em um prazo máximo de dois meses, o município vai dar um salto de 77,1% para 89,3% no índice de cobertura de PSF. Com as novas equipes, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz atenderá mais de 10 mil pessoas das localidades de Vila Nova, Guaxindiba, Guanabara, São José, Pau Preto, Pelado, Taquaral, Planalto, São Marcos e Cupido, segundo informações do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab 2010).
Com a criação do PSF, o trabalho deixa de ser realizado pelos profissionais do Programa de Agente Comunitário de Saúde, o PACS. A criação das três equipes foi aprovada na tarde de ontem (29), pelo Conselho Municipal de Saúde. O serviço vai aproximar ainda mais, as famílias aracruzenses das equipes de saúde, reduzindo a busca por atendimento nos hospitais. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa destaca a importância de ampliar os serviços prestados à população. “A demanda do nosso município é muito grande e o nosso trabalho, igualmente. Com a implantação dessas novas equipes de PSF a população será atendida com mais qualidade e facilidade, diminuindo a fila de espera”, frisou.
Com o funcionamento do serviço, o município vai contar com 24 equipes de PSF para atender 91.663 pessoas, nas 14 Unidades de Saúde espalhadas em toda a cidade. Para complementar os serviços, Aracruz ainda terá três equipes de PACS, já que três das seis existentes se transformam agora em PSF. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório dentário (ACD) e agentes comunitários.
Nas unidades são realizadas consultas clínicas, de enfermagem, especialidades ginecológicas e pediátricas, atividades de promoção e prevenção à saúde, atendimentos nos programas saúde da mulher, do idoso, da criança, do homem, hiperdia e saúde bucal.
NOVA UNIDADE DE SAÚDE NO GUAXINDIBA
No Guaxindiba está sendo executado um grande investimento na área da saúde, que consiste na construção de uma moderna Unidade de Saúde que vai atender todo o bairro e região. A previsão é de que a Unidade seja entregue a população ainda esse ano. A obra está orçada em quase R$ 2,5 milhões e terá uma área de 1.951,96 m², divididas em dois pavimentos.
A unidade vai ter 11 consultórios para atendimento médico, quatro triagens de enfermagem, duas salas de vacinação, uma farmácia e uma sala de curativo. No primeiro piso, a construção terá dois auditórios, quatro consultórios para atendimento odontológico, refeitório, escovário e toda administração da unidade. No pátio serão disponibilizadas 44 vagas para estacionamento e playground para as crianças. Além disso, todo acesso à unidade e ao pavimento superior será feito por meio de rampas, facilitando o acesso de cadeirantes, que também terão banheiros adaptados à disposição.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br valdaravani@gmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio