Agentes de Endemias são instruídos quanto à responsabilidade compartilhada da coleta seletiva

A prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) e Saúde (SEMSA), promoveu na tarde da última sexta-feira (29/04), na sala de reuniões da 2ª CIA Independente de Bombeiros, uma capacitação aos Agentes de Endemias do município sobre a Coleta Seletiva e sua responsabilidade compartilhada. O propósito dessa capacitação foi instruir os agentes dos perigos quanto a não destinação correta dos resíduos sólidos (lixo) e sua consequente proliferação do mosquito Aedes Aegypti e doenças.
A capacitação foi proferida pelas servidoras da SETRANS Camila Pizzol, Gerente de Documentação (TCA), Fernanda Oliveira, Coordenadora de Resíduos Sólidos e Dra Francine Sousa, Gerente de Limpeza Pública. “Como na nossa secretaria trabalhamos diretamente com os resíduos urbanos, tentamos implantar projetos para minimizar a quantidade de lixo que serão despejados de forma incorreta. Sabemos que o lixo está diretamente relacionado com nossa saúde. Por isso, em um ambiente limpo e organizado, dificilmente teremos proliferação de animais transmissores de doenças, como os ratos e mosquitos”, explica Camila Pizzol.
Sobre a responsabilidade compartilhada da Coleta Seletiva, os agentes de endemias aprenderam que sua base de funcionamento está apoiada em um “tripé” que envolve o poder público, as empresas e a sociedade. “O poder público, como as prefeituras, tem o dever de oferecer as estruturas para que a coleta seletiva funcione, assim como as empresas e a população têm a obrigação de fazer a correta destinação do lixo. Podemos ter a melhor campanha contra a dengue, a melhor campanha de reciclagem, que se a população não aderir, continuaremos com os mesmos problemas”, comenta Fernanda Oliveira.
Exemplos de mudança no estilo de vida da humanidade e seu grande consumo de bens e produtos também foi passado aos agentes como forma de explicar como se dá o acúmulo de embalagens. Todos ainda receberam um panfleto ilustrativo mostrando as três regras para separar o resíduo para sua reciclagem, que envolve a separação do lixo seco do úmido, a mobilização na vizinhança e fazer o depósito nos chamados ecopontos.
A Gerente de Limpeza Pública, Dra Francine Sousa, comentou sobre essa parceria e os benefícios que podem ser trazidos às comunidades. “Essa parceria entre as pastas só tem a somar, pois, à medida em que nossos Agentes de Endemias se interagem mais sobre a relação do acúmulo de lixos e as doenças geradas, todos podem servir de multiplicadores e agir diretamente junto à sociedade”, diz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada