Diretores Escolares participam de capacitação sobre Atenção em Saúde às vítimas de violência

Dando continuidade às ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE), a prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Educação (SEMED), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) e Saúde (SEMSA), promoveu nesta terça-feira (23/04), no plenário da Câmara Municipal, mais uma capacitação voltada para os diretores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além dos servidores da SEMDS e SEMSA, desta vez sobre a Atenção em Saúde às vítimas de violência no município de Aracruz.
Foram trabalhadas palestras com os seguintes temas: as Políticas de Redução de Morbimortalidade por Acidentes e Violência e de Promoção da Saúde e Cultura de Paz; as linhas de cuidados às pessoas em situação de violência, como o acolhimento, a atenção humanizada e monitoramento, o fluxograma de atendimento em saúde às pessoas em situação de violência, além da rede de proteção e os cuidados. No último dia 09/04, os mesmos diretores já haviam participado, no auditório do Polo UAB, de outra capacitação, na ocasião, sobre “violência sexual de crianças e adolescentes” e a “coleta seletiva”.
O evento ainda contou com oficinas sobre prática de notificação de violência, de uma qualificação do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de uma orientação sobre a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). Durante as exposições houve um espaço para o diálogo e avaliação com o público. As palestras foram proferidas pela pedagoga Edleusa Cupertino e pela Enfermeira Ronise Valéria Guarnier, ambas do setor de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA).
Causas externas da violência
Durante as palestras foi mostrado que violência é toda causa que, intencionalmente agride uma população. As causas chamadas externas são aquelas que fogem do controle da saúde, que não tem como prever. Elas ficam divididas em agressões, homicídios e suicídios. Já os acidentes não são intencionais, mas são passíveis de investigação, mesmo porque, um acidente no trânsito, por exemplo, pode ter várias causas, entre elas, um homicídio ou suicídio, o que demanda investigação. “Isto a Secretaria de Saúde (Vigilância Epidemiológica) precisa definir, porque são causas evitáveis, o que de uma certa forma pode-se fazer um movimento para diminuí-la”, comenta Edleusa Cupertino.
Ainda de acordo com Edleusa, a violência contribui para o aumento da mortalidade, das morbidades (lesões permanentes), da perda da qualidade de vida da população, da desestruturação familiar e pessoal, e dos custos, tanto na saúde, quanto na previdência, ou nas faltas no trabalho e escola. “As marcas e as consequências ficam para sempre, mesmo com tratamento. No Espírito Santo aproximadamente 3500 pessoas morrem todo ano pelas causas externas, o que poderia ser evitado. Esse quadro é muito grave. Precisamos urgentemente fazer alguma coisa”, completa.
Ficha de notificação individual
A enfermeira Ronise Valéria Guarnier também trouxe estudos de casos de violência e apresentou a Ficha de Notificação individual (FIN), CLIQUE AQUI para acessá-la. Ela deve ser preenchida em até 24h pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal. Este instrumento deve ser encaminhado aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais, que devem repassar os arquivos semanalmente para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES).
A ficha de notificação individual contem dados gerais sobre o agravo e unidade notificadora, dados do paciente (nome, idade, sexo, escolaridade, etc.) e dados de residência do paciente. Ela deve ser utilizada para registro de notificação negativa, notificação individual por agravo, notificação de surto e de Inquérito de Tracoma.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pequenos craques, grandes emoções: Copa Gazetinha Dente de Leite vai agitar categorias Sub-7 e Sub-9
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Agenda de eventos: Programação promete agitar o final de semana em Aracruz
- Qualificar ES: formatura dos cursos presenciais acontece quinta-feira (18)
- Residencial Barra do Riacho: beneficiários são convocados para assinatura de novos contratos
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz