Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piraquê-açu ganha conselho popular deliberativo
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), oficializou a criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Municipal Piraquê-Açu, Piraquê-mirim. Os 29 membros foram empossados na última sexta-feira (07/06) durante uma solenidade na Base Oceanográfica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no distrito de Santa Cruz.
Para o biólogo e gerente de Recursos Naturais da SEMAM a criação desse conselho é um marco histórico para a gestão das Unidades de Conservação (UC’s) do município, mas principalmente para a RDS que contempla a maior área de manguezal do Estado. “A partir de agora essa Unidade de Conservação de fato tem a participação popular, porque independente de quem passar pela gestão municipal nos anos seguintes, o conselho tem autonomia e vai cobrar para que deem atenção para essa área”, afirmou Fabrício Rosa.
Participação popular é fundamental
De acordo com o Procurador-Geral do município, Wagner Elias Carmo, a participação popular é um dos princípios fundamentais na gestão ambiental. No caso da RDS Piraquê-Açu o conselho deliberativo é composto por representantes do Poder Público, Sociedade Civil e população que vive no entorno da reserva.
São essas pessoas que daqui para frente terão a responsabilidade de tomarem decisões que dizem respeito ao local, além de serem um elo entre todas as esferas responsáveis pela proteção da UC. “Um dos objetivos com a criação desse conselho é permitir que a comunidade, principalmente aquela que está no entorno da unidade, possa participar da gestão”, pontuou Wagner Carmo.
Já o Secretário de Meio Ambiente reforça a importância da participação popular na gestão da UC. “No contexto municipal, a RDS Piraquê-Açu é relevante em dois aspectos: ecológica, já que se trata de 2800 hectares de área legalmente protegida, onde temos estuário, manguezais e berçário para aves, crustáceos, peixes e moluscos; e econômica, sendo local de exportação primária para marisqueiros, sem falar que 95% das atividades de pescadores artesanais vem do manguezal”, explicou Edgar Allan Martins.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Pirquê-Açu
Criada em 1986 e prestes a completar 33 anos, a RDS Piraquê-Açu/ Piraquê-Mirim forma a maior área de abrangência de manguezais no Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) a reserva cumpre o papel de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo