Alunos do CMEI Paulo Freire aprendem sobre a produção de mel com a Associação de Apicultores de Aracruz (APIARA)

A Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara) esteve nesta terça-feira (18/06) no CMEI Paulo Freire para apresentar o projeto “Zum Zum Zum da Abelha”, uma ação que ocorre em parceria com o Estaleiro Jurong levando aos alunos conhecimento dessa tradicional atividade do município.
Os membros da Apiara apresentaram vídeos educacionais e fizeram demostrações da extração do mel. Segundo o Diretor Geral da escola, Stherson Dias de Almeida, a iniciativa de levar esse conhecimento aos alunos surgiu em uma das reuniões do Conselho Escolar. “Um dos associados da Apiara faz parte do nosso Conselho Escolar. Em uma de nossas reuniões fiz a proposta para a Associação trazer suas atividades aos nossos alunos, com seus materiais informativos e videodocumentários sobre a produção do mel e a importância da abelha. Eles trouxeram até um trailer com os equipamentos e instrumentos para demostrar a extração do mel, como a centrífuga e o fumegador”, explica.
O prefeito Jones Cavaglieri compareceu à escola e falou da importância em passar esse assunto aos estudantes. “Resolvemos fazer essa demostração como forma de oferecer mais conhecimentos e demonstrar às nossas crianças as atividades que temos com relação à apicultura, além de conscientizá-los sobre a atividade da abelha que é inofensiva. Essa palestra é muito importante pois as abelhas, além de produzir alimento de qualidade, que é o mel, fazem a polinização durante a floração, tanto do café, quanto do eucalipto e plantas frutíferas, aumentando assim, sua produção. Com relação ao mel, temos uma produção muito forte em Aracruz. Hoje estamos em segundo lugar no Espírito Santo como o município que mais produz mel”, ressalta.
O vice-presidente da Apiara, Monir José da Silva, falou da parceria desse projeto. “Nós desenvolvemos o projeto Zum Zum Zum da Abelha junto às escolas, em parceria com o Estaleiro Jurong levando ações de conscientização quanto à importância da abelha para o ser humano. Para isso passamos um vídeo informativo sobre a necessidade desse inseto e sua importância na polonização e da produção do mel. Também mostramos a essas crianças a sala de extração e seu procedimento, desde a retirada da colmeia até a sua embalagem”, explica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos