Em audiência pública, SAAE reforça necessidade de implantação do projeto de saneamento básico na Orla de Aracruz
O prefeito Jones Cavaglieri afirmou que a implantação do projeto de saneamento básico da Orla de Aracruz é fundamental para a resolução de questões sociais e ambientais da região. O comentário foi feito durante a Audiência Pública que apresentou o programa às comunidades do Distrito de Riacho, na última quarta-feira (19/06). “Nós continuamos discutindo a possibilidade de resolver um problema grave do litoral de Aracruz, que é a questão da água e esgoto”, declarou.
Essa foi a última audiência pública para apresentação do projeto de implantação do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Orla de Aracruz. O projeto também foi apresentado aos vereadores, lideranças comunitárias e empresariais, além das comunidades do Distrito de Santa Cruz.
Nesta quinta-feira (27/06) o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) vão se reunir para finalizar o contrato do projeto e a lei autorizativa. Posteriormente os documentos serão enviados à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. “As audiências que realizamos junto a população foram muito produtivas. Ouvimos sugestões interessantes e desabafos das comunidades. Nossa visão sobre a projeção de implantar um sistema de esgotamento sanitário e um grande sistema de água aqui na orla é muito promissora”, afirmou o Diretor Geral do SAAE, Elias Marochio.
Na ocasião, Jones Cavaglieri relembrou a situação vivida pelos moradores de Rio Preto que há dois anos passou a receber água tratada a partir de um convênio entre o município de Aracruz e o Governo do Estado do Espírito Santo. “Quando assumimos o município em 2017 tínhamos uma preocupação muito grande com relação ao nosso litoral. Em rio preto estávamos abastecendo com carros pipias, mas a comunidade foi crescendo e não conseguíamos mais abastecer em função do número de famílias que estavam se instalando. Então, numa parceria com a Cesan, conseguimos ter água para Rio Preto, onde hoje moram mais ou menos 400 famílias”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Flávio Machado, diz ter ponderado aspectos negativos e positivos a respeito do projeto, mas concluiu que a implantação do sistema de esgotamento sanitário e fornecimento de água vai trazer contribuições economicas e ambientais ao município. “Tenho esperanças em ver o rio do lugar que eu nasci despoluído”, comentou durante a audiência.
Investimentos
Segundo o presidente da CESAN, Carlos Aurélio Linhalis, as expectativas de investimentos do Governo do Estado são favoráveis. “Temos um plano de investimento estruturado para todo o estado na casa dos R$ 2 Bilhões para os próximos quatro anos, recursos estes oriundos do Banco Mundial, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e da própria Cesan”, explica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento