Produtores aprendem técnicas para aproveitamento de derivados do cacau
Esta semana produtores e produtoras do município de Aracruz estão aprendendo técnicas para aproveitamento dos derivados do cacau. Por meio de aulas teóricas e práticas, cerca de 25 alunos vão conhecer melhor sobre a fruta e formas de se utilizar outras partes, além da amêndoa. O curso é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).
As aulas tiveram início nesta quarta (03) e seguem até a próxima sexta-feira (05). De acordo com Helineusa Selvatici, assistente de desenvolvimento rural do Incaper, o principal objetivo é apresentar aos participantes as inúmeras possibilidades de uso do cacau, além de ensinar técnicas de produção a partir da casca, sementes e nibs. “O curso vai passar práticas teóricas e técnicas, desde a extração do mel, até a produção do chocolate, do nibs e do doce do cacau de modo geral”, disse.
Usos diversos
O cacau, muito conhecido pela produção do chocolate, também tem derivados como o mel, para fabricação de geleias, bebida energética e vinhos, por exemplo. De sua polpa podemos extrair sucos, geleia, sorvetes e picolés. Até mesmo de sua placenta, ou “pendúculo”, são feitos doces em calda. Das amêndoas são produzidos licor, pó de cacau e manteiga. E por fim, com sua casa, são extraídos ração, adubo e biogás.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Secretaria de Serviços Urbanos realiza ação de pintura nas escadarias para promover dignidade e alegria nas comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos