Produtores aprendem técnicas para aproveitamento de derivados do cacau
Esta semana produtores e produtoras do município de Aracruz estão aprendendo técnicas para aproveitamento dos derivados do cacau. Por meio de aulas teóricas e práticas, cerca de 25 alunos vão conhecer melhor sobre a fruta e formas de se utilizar outras partes, além da amêndoa. O curso é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).
As aulas tiveram início nesta quarta (03) e seguem até a próxima sexta-feira (05). De acordo com Helineusa Selvatici, assistente de desenvolvimento rural do Incaper, o principal objetivo é apresentar aos participantes as inúmeras possibilidades de uso do cacau, além de ensinar técnicas de produção a partir da casca, sementes e nibs. “O curso vai passar práticas teóricas e técnicas, desde a extração do mel, até a produção do chocolate, do nibs e do doce do cacau de modo geral”, disse.
Usos diversos
O cacau, muito conhecido pela produção do chocolate, também tem derivados como o mel, para fabricação de geleias, bebida energética e vinhos, por exemplo. De sua polpa podemos extrair sucos, geleia, sorvetes e picolés. Até mesmo de sua placenta, ou “pendúculo”, são feitos doces em calda. Das amêndoas são produzidos licor, pó de cacau e manteiga. E por fim, com sua casa, são extraídos ração, adubo e biogás.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia dos Avós é comemorado com muita vivência e propostas artísticas no Cmei Criança Feliz
- Orientações para o atendimento de estudantes com seletividade alimentar no âmbito do PNAE e obesidade infantil ganham destaque na 6ª Formação do Programa Saúde na Escola (PSE)
- Semam torna público Prorrogação e Retificação do Edital Nº 002/2026 do Conselho Deliberativo da RDSM
- 27ª Expo Aracruz: Prefeitura lança Edital para patrocinadores e expositores
- Dupla Ramon e Rafael é atração confirmada no Dia do Cristão Católico em Aracruz
- Prefeitura abre inscrições para a Feirinha na segunda-feira
- 29ª Convocação - Edital Semed n.º 002/2025
- 5ª e 6ª Convocação: Edital n.º 002/2026 - SAÚDE
- Aracruz institui o Dia Municipal da Mulher Negra no calendário oficial
- 2.866 quilômetros de estradas rurais são recuperados no primeiro semestre