Secretaria de Planejamento Estratégico de Aracruz traça plano para nortear desenvolvimento em 2025

Desenvolvimento. Esta é a palavra que melhor identifica o município de Aracruz. Uma cidade com muitas potencialidades, com perfil empreendedor e com grandes perspectivas de crescimento, aliada ao respeito ao meio ambiente e com vistas ao desenvolvimento social. Diante de um cenário promissor, a Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (SEMPE) identificou a necessidade de se revisar e implantar no município, o Plano Estratégico Aracruz 2025 com o intuito de garantir um futuro identificado, medido e planejado. Em fase de levantamento de Instituições de Pesquisa e Estudos contratados para a criação deste novo documento, a SEMPE espera que no segundo semestre deste ano já esteja em andamento a produção do material para nortear os rumos da cidade.
Ao implementar o Plano Estratégico Aracruz 2025 o município contará com um instrumento capaz de administrar as ações públicas e privadas com definição de metas baseadas nas seguintes conjunturas: Econômica Financeira, Socio-Ambiental, Físico-Territorial, Legal e Gestão Estratégica. Segundo o Secretário da SEMPE, Douglas Cerqueira, a parceria com empresários, entidades, líderes comunitários, religiosos e sociedade civil irá contribuir para alinhar os anseios dos munícipes contribuindo na melhoria da segurança social, econômica e ambiental perante os desafios de gestão da cidade.”O apoio do parceiros vai possibilitar o incremento dos dados levantados, os programas e projetos idealizados e consequentemente no sucesso da implantação do Plano”.
Para criação deste novo documento a empresa contratada desenvolverá atividades que atendam os objetivos previstos no projeto do Plano Estratégico Aracruz 2025. Em um primeiro momento será realizado o levantamento e organização de dados e informações. Após esta etapa será realizada a consolidação dos programas nacionais e de planos e programas estaduais e regionais que tenham rebatimento direto no município. A terceira etapa será de consulta a especialistas e lideranças através de reuniões com objetivo de atualizar e diferenciar as visões sobre a história recente da região, as tendências do futuro, as estratégias emergentes e os projetos e processos em manutenção que podem inibir ou estimular o desenvolvimento regional. Estes encontros serão promovidos em grupos divididos por afinidade de tema e capacitação técnica.
Depois destas reuniões serão realizadas oficinas temáticas com a participação de especialistas em temas específicos que fundamentem e complementem o conhecimento da realidade e das potencialidades regionais. O próximo passo é a consulta e participação da sociedade em oficinas regionais. A metodologia de criação deste documento culmina no Seminário Plano Estratégico Aracruz 2025 onde será elaborada uma versão preliminar do Plano por meio de apresentação, debates e validação. A previsão de entrega da versão final do plano é de seis meses a partir da contratação da empresa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo