Papo de Responsa: alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha dão show com coreografias e dramatizações
.jpg)
Dando continuidade às ações do Projeto “Papo de Responsa”, aconteceu na manhã desta quinta-feira (22/08), na Igreja Fera, bairro Solar Bitti, a segunda etapa do projeto com os alunos do 8º e 9º ano da EMEF Ezequiel Fraga Rocha. Eles já haviam participado de uma conversa franca com os investigadores da ACADEPOL – Academia de Polícia Civil do Espírito Santo - Núcleo de Prevenção – Segurança Cidadã; Juventude, Cultura e Paz, Danielle Leonel e Alessandro Da Vitória, que conduzem o projeto “Papo de Responsa”, no dia 28 de maio.
Na ocasião cerca de 400 alunos participaram da introdução do tema. Já nesta segunda etapa, eles se tornaram protagonistas e produziram diversos materiais como coreografias, dramatizações, apresentações musicais, tudo isso com o intuito de mostrar suas percepções sobre a problemática abordada no projeto.
“Eu espero de coração que vocês façam uma grande reflexão de tudo que será visto aqui hoje. Desde o início nós acompanhamos de perto as ações do Papo de Responsa, e com essa programação, vejo algo muito importante, pois vocês são os grandes responsáveis por esse momento”, ressaltou a diretora Penha Casotti Flores, antes do início das apresentações”.
De início, as alunas Eduarda, Evelyn, Esther, Beatriz, Ana Lúcia e Mayara subiram ao palco e fizeram uma grande performance de dança usando máscaras coloridas. Depois foi a vez de uma coreografia com a música “Cabeças”, e uma dramatização da peça “O Palhaço”, mostrando um aluno que não conseguia estudar, e buscava nas drogas o caminho para se sentir bem, o que o fez perder amigos e namoradas. Depois foi a vez da apresentação musical com o Rap “Não desista”, cuja letra foi escrita pelo aluno Mateus Lucas
![]() |
![]() |
![]() |
No palco ainda foi apresentado a dramatização “Minha Vida”, uma paródia do poema “Genocídio”, de Emmanuel Marinho e uma coreografia da múscia “Stan out fit in”. Em Aracruz o Papo de Responsa também tem o apoio da Investigadora da Polícia Civil Sônia Márcia Correa Martins e do Delegado Chefe da Regional, Dr. João Francisco Filho.
Ele funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.
No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!
- Assinatura do Programa Gênesis marca novo capítulo para inovação e startups para Aracruz
- Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025
- Secretaria de Educação celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Aracruz faz parte do eixo Regional Central Turístico