Aulas de yoga ajudam no enriquecimento físico e mental em Aracruz

Com o objetivo de melhorar o crescimento físico e psicológico das pessoas, a prática do yoga tem mudado a vida de mais de cem alunos em Aracruz. Em um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEMESP), duas turmas de sessenta alunos têm a oportunidade, duas vezes por semana, de aprender e praticar um pouco sobre a cultura.
As turmas cheias mostram que as aulas estão trazendo resultados positivos para os alunos, que só tecem elogios ao projeto. O estilo praticado é o “Hatha Yoga”, uma das variações da atividade física que tem como foco a melhoria da postura, aumento do equilíbrio, ampliação da consciência corporal, além de proporcionar grande bem-estar para os praticantes.
A aposentada Regina Célia Basso Féliz, 58, é uma das praticantes e está presente desde o início do projeto. Ela destaca que a prática do exercício é um diferencial e um divisor de águas em sua vida, que mudou radicalmente após o início das aulas.
“A yoga é uma maravilha na minha vida, tenho diabetes, e após iniciar as aulas com a mudança na alimentação, as minhas taxas abaixaram. Tenho muito mais equilíbrio para resolver as coisas da minha vida, tudo melhorou, meu humor, saúde, amizades. É maravilhoso esse tempo que passamos nas aulas. Recomendo a quem quiser mudar de vida, faça yoga”, disse Regina.
A professora Cristina Alves Costa de Moura, 52, ressalta que o projeto que a prefeitura oferece é de grande valia, e que favorece inúmeras pessoas que sofrem com os mesmos problemas de Cristina, como a depressão e ansiedade, que era algo extremamente negativo para a vida dela e que a desestruturava. Ela ainda diz que a interação entre os alunos é essencial na superação desses obstáculos da vida.
“Pratico yoga há um ano e meio e os benefícios que ela tem me trazido são fantásticos, tudo de positivo aconteceu na minha vida depois que eu comecei a praticar. A minha respiração melhorou, dores musculares que eu sentia com intensidade, meu equilíbrio, meus pensamentos se tornaram altamente positivos e hoje consigo um nível de concentração que antes eu não tinha”, frisou a professora.
De acordo com a educadora física, professora de yoga e idealizadora do projeto, Nadja Angra Godoi, o objetivo é proporcionar à população uma melhor qualidade de vida, um autoconhecimento e um crescimento físico e mental por meio de uma atividade física pouco conhecida, mas que trazresultados surpreendentes.
“Para mim enquanto professora, tem sido gratificante receber o retorno dos meus alunos quanto ao efeito da prática do yoga na vida deles. São relatos de curas de doenças da alma, físicas e mentais, controles de ansiedade, curas de insônia e outros problemas. Me sinto realizada, porque foi com esse intuito que eu resolvi criar o projeto”, destacou Nadja.
Incentivo
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz, Emerson Nascimento, destaca que oferecer esse tipo de serviço para a população é essencial, incentivando a prática de exercícios físicos que contribuem para a saúde dessas pessoas. “Os resultados são ótimos, as turmas estão cheias, isso é fruto de um trabalho bem feito, vamos continuar e tentar aprimorar o projeto para conseguir atingir mais pessoas”, disse o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito