Projovem Trabalhador habilita 300 jovens para entrar no mercado de trabalho

Publicado em: 27 de julho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Projovem Trabalhador habilita 300 jovens para entrar no mercado de trabalho

Qualificação profissional. Duas palavras que podem representar a diferença entre uma colocação no mercado de trabalho e o desemprego, especialmente quando se trata de quem está iniciando sua trajetória. Hoje (29), às 19h, no Teatro Municipal de Aracruz cerca de 300 jovens aracruzenses vão dar um importante passo rumo ao lado mais feliz dessa história: são os formandos do projeto “Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã” que, a partir deste dia, qualificados profissionalmente, ganham mais chances de entrar no mercado com o pé direito.

"Esse projeto vem somar a muitos outros que a Prefeitura está desenvolvendo com o objetivo de oferecer qualificação para os nossos jovens. Nós entendemos que não adianta nada ir atrás de novos empreendimentos para o nosso município, se nós não pudermos garantir novas vagas de emprego para a nossa população. E para que os nossos jovens possam assumir essas vagas, é preciso que a Prefeitura invista em qualificação", destaca o prefeito de Aracruz, Ademar Devens.

Os 21 cursos do Projovem oferecidos em Aracruz tiveram duração de seis meses e capacitaram profissionais nas mais diversas áreas, como metalmecânica, vestuário, instalações e reparos, madeira e móveis, entre outros. O projeto tem como meta alocar pelo menos 30% dos alunos no mercado de trabalho, logo após o término dos cursos. Para isso, faz parcerias com empresas do município e promove uma feira de apresentação de trabalhos, para que os empregadores possam conhecer a capacidade dos alunos.

O Projovem Trabalhador “Juventude Cidadã” é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e com o Senai. Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que estejam desempregados e cujas famílias vivam em situação de vulnerabilidade social. Durante o curso, os alunos recebem R$ 100 por mês para que tenham condições de se dedicar aos estudos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ilza Fernandes, explica por que projetos como esses são tão importantes: “O Projovem não representa somente uma mudança na vida de cada um desses jovens, mas também uma mudança social. Por meio do projeto, nós possibilitamos que famílias vulneráveis tenham uma nova esperança. Esse jovem, com um emprego melhor, pode ajudar a sua família, seus pais, irmãos. E no futuro, quando for compor uma nova família, certamente fará isso em melhores condições”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: