Governo Municipal esclarece questões relacionadas a obras, orçamento e limpeza pública na penúltima Assembleia Popular de 2019

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia de seu secretariado, esteve no Teatro Municipal na noite desta quinta-feira (12/09), para participar da quinta e penúltima Assembleia Popular do ano de 2019, e prestar esclarecimentos às lideranças comunitárias sobre temas diversos, entre eles, o calçamento da rua Samuel da Rosa Loureiro, bairro Limão, questões da previsão orçamentária, a cobertura da quadra no Novo Irajá, ampliação do CMEI Criança Feliz, bairro Novo Jequitibá e limpeza do bairro São Camilo.
Com relação ao calçamento da rua Samuel da Rosa Loureiro, bairro Limão, a prefeitura ainda não possui um projeto pronto, porém a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) se comprometeu em receber a liderança comunitária para analisar a questão e estudar a possibilidade de elaborar esse projeto. Em um segundo momento o prefeito fez uma explanação de como funciona questão da previsão orçamentária do município. “Todo ano fazemos um orçamento, uma previsão, como é imposto pela lei. Desta forma estabelecemos os gastos para cada secretaria, como se fosse as fatias de um bolo, com os custeios com pessoal, investimentos, e outros gastos”, explica.
Ainda de acordo com o prefeito, quando se trata de uma pasta considerada “meio”, como a Procuradoria-Geral (Proge), existe uma previsão de reserva de valor, para pagar, por exemplo, precatórios, pessoal, ou algo que possa vir a acontecer, porém, quando se trata de uma pasta “fim”, como a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob), ela tem previsto em seu orçamento, seu pessoal, equipamentos, além do investimento em obras diversas” diz.
Com relação à cobertura da quadra no Novo Irajá e ampliação do CMEI Criança Feliz, bairro Novo Jequitibá, o Governo Municipal confirmou que já existem projetos e orçamentos, porém ele ainda busca os recursos para realizá-los. Já para a limpeza do bairro São Camilo, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) informou que a empresa S.A segue um cronograma, e também se comprometeu em visitar o local para confirmar se existe alguma área que não está sendo coberta.
A sexta e última Assembleia Popular está prevista para acontecer no dia 11 de outubro. Essas reuniões com a comunidade têm o objetivo de oferecer maior transparência às ações do governo e, consequentemente, promover um senso político crítico. A Assembleia Popular acontece bimestralmente e visa ainda o amadurecimento da comunidade que, ao comparecer às reuniões, exercita a cidadania.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"