Governo Municipal esclarece questões relacionadas a obras, orçamento e limpeza pública na penúltima Assembleia Popular de 2019
O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia de seu secretariado, esteve no Teatro Municipal na noite desta quinta-feira (12/09), para participar da quinta e penúltima Assembleia Popular do ano de 2019, e prestar esclarecimentos às lideranças comunitárias sobre temas diversos, entre eles, o calçamento da rua Samuel da Rosa Loureiro, bairro Limão, questões da previsão orçamentária, a cobertura da quadra no Novo Irajá, ampliação do CMEI Criança Feliz, bairro Novo Jequitibá e limpeza do bairro São Camilo.
Com relação ao calçamento da rua Samuel da Rosa Loureiro, bairro Limão, a prefeitura ainda não possui um projeto pronto, porém a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) se comprometeu em receber a liderança comunitária para analisar a questão e estudar a possibilidade de elaborar esse projeto. Em um segundo momento o prefeito fez uma explanação de como funciona questão da previsão orçamentária do município. “Todo ano fazemos um orçamento, uma previsão, como é imposto pela lei. Desta forma estabelecemos os gastos para cada secretaria, como se fosse as fatias de um bolo, com os custeios com pessoal, investimentos, e outros gastos”, explica.
Ainda de acordo com o prefeito, quando se trata de uma pasta considerada “meio”, como a Procuradoria-Geral (Proge), existe uma previsão de reserva de valor, para pagar, por exemplo, precatórios, pessoal, ou algo que possa vir a acontecer, porém, quando se trata de uma pasta “fim”, como a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob), ela tem previsto em seu orçamento, seu pessoal, equipamentos, além do investimento em obras diversas” diz.
Com relação à cobertura da quadra no Novo Irajá e ampliação do CMEI Criança Feliz, bairro Novo Jequitibá, o Governo Municipal confirmou que já existem projetos e orçamentos, porém ele ainda busca os recursos para realizá-los. Já para a limpeza do bairro São Camilo, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) informou que a empresa S.A segue um cronograma, e também se comprometeu em visitar o local para confirmar se existe alguma área que não está sendo coberta.
A sexta e última Assembleia Popular está prevista para acontecer no dia 11 de outubro. Essas reuniões com a comunidade têm o objetivo de oferecer maior transparência às ações do governo e, consequentemente, promover um senso político crítico. A Assembleia Popular acontece bimestralmente e visa ainda o amadurecimento da comunidade que, ao comparecer às reuniões, exercita a cidadania.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento