Prefeito de Aracruz participa de webconferência sobre Covid-19 com governador e prefeitos capixabas

Na manhã desta terça-feira (19/05) o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, participou de uma webconferência promovida pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), com a participação do governador Renato Casagrande e os prefeitos capixabas. Na conferência foi apresentado o novo mapa de risco e as ações dos municípios. Também participaram da conferência a vice-governadora Jaqueline Moraes, o Secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes de Medeiros Júnior e o comandante do Corpo de Bombeiro Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.
Casagrande reforçou junto aos prefeitos a importância do isolamento e distanciamento social e o uso de máscaras. Segundo ele, o Inquérito Sorológico mostrou um número alto de infectados pelo coronavírus. “A responsabilidade de vencer está pandemia é dos governadores e prefeitos. Juntos podemos curar e salvar muitas vidas. O Inquérito Sorológico realizado em alguns municípios demonstrou que do total de pacientes positivos, cerca de 80% apresentaram sintomas e 19,60% não apresentaram quaisquer sintomas na evolução do quadro de saúde. Esses dados mostram que 60% dos positivados não deram importância ou relevância aos sintomas e não procuraram por serviço de saúde. Se a população não procura pelo serviço, não poderá ser notificada, isolada e, assim, não podemos bloquear a transmissão do vírus”.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, os casos têm aumentado na periferia da Grande Vitória e no interior no Espirito Santo. Para Nésio, este é o momento dos governos se tornarem protagonistas nessa luta e, mesmo com a expansão dos leitos, o Estado tem um limite que foge da capacidade do governo de resolver. “A pandemia se espalhou por todo território capixaba e precisamos estar prontos para tratar uma doença que não tem vacina”, destacou o secretário.
O comandante apresentou a estratégia de mapeamento de risco e as medidas qualificadas no Espirito Santo. “Com o Mapa de Risco conseguiremos nos antecipar diante da pandemia. A partir da próxima segunda-feira (25/05), entraremos na terceira fase do mapa que levará em consideração três indicadores: taxa de letalidade, índice de isolamento e pessoas com mais de 60 anos nos municípios. Na primeira fase, que teve início em 20 de abril, avaliamos o número de pessoas infectadas, e já na segunda fase, que começou em 04 de maio, foi analisado o percentual de leitos de UTI ocupados”, explicou Cerqueira. De acordo com o comandante, até sexta-feira (22/05) os municípios receberão os indicadores.
O prefeito parabenizou a iniciativa da Amunes em realizar a conferência e elogiou o trabalho do governador no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Jones Cavaglieri destacou as medidas tomadas pelo município para tentar conter a contaminação pelo novo coronavírus. “Tenho discutido com a Câmara de Vereadores, sociedade civil, empresários, lideranças comunitárias e religiosas para juntos encontrarmos a melhor forma de agir nesse período, sempre acompanhando os decretos do Estado”.
Conforme apresentação do prefeito durante conferência, várias medidas foram adotadas em Aracruz desde a deflagração da pandemia e a assinatura do primeiro decreto de situação de emergência em saúde pública. “Nosso comércio está funcionando em horários alternados, evitando a aglomeração de pessoas, o uso da máscara é obrigatório na nossa cidade e, para isso, fizemos parceria com o Centro Provisório de Detenção e com voluntários, que estão confeccionando máscaras diariamente, e estamos distribuindo em vários locais do município, incluindo o interior e a orla. Numa parceria com a Portocel, intensificamos a divulgação por meio de outdoor e carros de som, conscientizando e orientando a população sobre cuidados e ações realizadas. Além disso, contamos com 50 leitos de retaguarda nas nossas UPAs e vamos transformar a UPA de Barra do Riacho em um Hospital de Pequeno Porte com mais leitos de UTI”, relatou Jones.
Cavaglieri solicitou ao Governo do Estado reforço policial para realização de barreiras sanitárias. “Temos profissionais capacitados para este serviço mas precisamos contar com o apoio da polícia para reforçar a eficácia e garantir a segurança de todos”. Casagrande disse que entrará em contato com o Comando-Geral da PM para ver a possibilidade de garantir esse policiamento nas barreiras sanitárias.
Inquérito Sorológico Aracruz
Aracruz foi uma das cidades contempladas com a testagem rápida da população para identificar o grau de contaminação e o perfil das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Das 200 casas visitadas, nenhum caso foi confirmado.
O Inquérito Sorológico aconteceu no município nos dias 13, 14 e 15 de maio e contou com cinco equipes que visitaram residências em cinco localidades de Aracruz. As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As equipes percorreram os bairros Bela Vista, Vila Rica, São Marcos, Vila Nova e o distrito de Jacupemba.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes