Campanha Antirrábica teve início no interior, mais de 15 mil animais devem ser vacinados
Aracruz está há mais de 15 anos sem registrar nenhum caso de raiva em cães e gatos. Para manter o município livre da doença, teve início ontem (01/09), a Campanha de Vacinação Antirrábica. A equipe da Vigilância começou os trabalhos vacinando, de casa em casa, os animais da região de Santa Rosa. A meta da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz é vacinar 13.337 cães e 2.445 gatos. A Campanha será realizada até o dia 30 de setembro.
A dona de casa, Sônia Maria Carvalho Pereira, que mora em Morobá de Biriricas, há 14 anos, tem nove cães. “A equipe vem sempre aqui na minha casa para vacinar os meus cachorros, já que fica muito difícil para eu levar eles no ponto de vacinação. As pessoas tem que saber que a vacina é muito importante, porque é muito perigoso se os cachorros morderem as pessoas. Só a vacina protege contra a raiva”, disse.
Para o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, “apesar da ausência de registro da doença há tanto tempo, mas mesmo assim, é preciso vacinar todos os animais porque o Estado do Espírito Santo é considerado uma área de risco, devido a ocorrência da doença em herbívoros. A raiva é uma doença que não tem cura e a vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença”.
Na hora de vacinar o cão ou gato, os agentes de saúde ambiental fazem uma entrevista com o dono, para cadastrar a quantidade de animais existentes na residência e a faixa etária do animal, além de registrar o número de habitantes de cada casa. Esses dados servem para que a Vigilância em Saúde programe a execução de ações de controle animal e da raiva.
Para saber qual o ponto de vacinação mais próximo de sua casa, a Prefeitura de Aracruz elaborou cartazes com o dia, local e horário de vacinação, que estão espalhados pela cidade. Se preferir você também pode liguar para a Vigilância em Saúde, no telefone (27) 3296-1365.
O QUE É RAIVA?
É uma encefalite, inflamação aguda do cérebro, comumente causada por uma infecção viral, portanto acomete o sistema nervoso central dos animais (mamíferos) e do homem, que não tem cura.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano