Novo Ecoponto recebe mais de 400 quilos de resíduo reciclável em duas semanas de funcionamento

O primeiro Ecoponto de Aracruz recebeu mais de 400 quilos de material reciclável em pouco mais de 15 dias de funcionamento. Foram entregues resíduos de vidro, papelão, sucata ferroso e misto, que foram enviados para reciclagem, do dia 19/06 até a última terça-feira (07/07). Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Aracruz para diminuir a quantidade de entulho descartado incorretamente em via pública, preservando a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via.
A Prefeitura tem trabalhado para que a cultura do uso do Ecoponto seja cada vez mais difundida na população. “Tivemos um período de adaptação até aqui com resultados positivos, entretanto, trabalhar a cultura das pessoas é algo que leva tempo. Estamos empenhados em orientar, exaustivamente, não só sobre o uso do Ecoponto, como o correto descarte de resíduos e, principalmente, à respeito da cultura da reciclagem em nossa cidade”, declara o secretário interino de Transporte e Serviços Urbanos, João Paulo Calixto.
Segundo a gerente de Limpeza Pública, Francine Sousa, antes os resíduos acabavam sendo levados para o aterro. A entrega deste material no Ecoponto facilita a separação dos resíduos recicláveis que agora são destinados à Associação de Catadores Recicle Aracruz, tornando-se renda para os associados. A nova conduta também promove a sustentabilidade com o reaproveitamento de papelão, vidro, sucata, dentre outros materiais de coleta seletiva.
Para o secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, esse novo serviço ofertado pela PMA vem reforçar o conjunto de ações já realizadas pela municipalidade que tem trazido uma melhora na qualidade ambiental da cidade e na preservação dos nossos recursos naturais. “Entretanto, o sucesso dessas ações é diretamente proporcional ao engajamento de todos. É preciso que haja adesão e participação efetiva dos cidadãos na gestão dos resíduos sólidos urbanos, pois é a população a principal engrenagem que movimenta esse sistema”, ressalta Martins.
De acordo com o secretário, frequentemente, a Prefeitura se depara com casos de descarte de resíduos em córregos, terrenos baldios ou logradouros públicos. “Essas situações podem ser evitadas com uma simples mudança de atitude, afinal, a administração municipal oferece alternativas para o descarte adequado desses resíduos”, completa Edgar.
A Prefeitura de Aracruz orienta as pessoas a levarem seus entulhos ao Ecoponto para que o poder público possa realizar a separação e enviar para a reciclagem. “Dessa forma, conseguimos que boa parte dos resíduos sejam reaproveitados e que somente vá para o aterro os materiais que no momento não conseguimos reciclar" explica Francine.
O Ecoponto funciona na fábrica de manilhas, no bairro Itaputera, na rua 7 de Setembro, 1070. Cada pessoa pode descartar até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão de entulho, por dia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos