Prefeito de Aracruz participa de webconferência para o lançamento do 3º Anuário de Petróleo e Gás no ES
O Prefeito de Aracruz e representante da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Jones Cavaglieri, participou da webconferência para lançamento do 3º Anuário de Petróleo e Gás no Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (16). Na ocasião foi feita homenagem ao ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone.
O debate sobre a indústria do Petróleo e Gás é importante porque os recursos naturais são finitos e os municípios precisam estar preparados para o futuro. "Para isso, precisamos fazer investimentos agora, como acontece com o setor de tecnologia, pensando sempre no futuro, para estruturar o nosso município, para que ele possa sobreviver quando houver a escassez do petróleo. Esse comportamenteo do ES é importante, uma vez que somos o 3º maior produtor de Petróleo e Gás do Brasil, estando muito próximos de SP que é o 2º", explica Cavaglieri.
Durante a solenidade virtual, o governador Renato Casagrande destacou o fato da indústria de Petróleo e Gás ser a atividade econômica mais importante do estado. "O setor precisa cada vez mais de atenção nossa no ES, que produz atividades econômicas que são ampliadas a cada dia pelas empresas capixabas. Conhecermos, no detalhe, a realidade dessas atividades, é fundamental e o anúario permite que a gente tenha as informações para o planejamento do governo", completa Casagrande.
Décio Oddone ressalta a possibilidade que o estado tem de ser um catalizador da indústria do Petróleo e da mineração. "O Brasil deixou de ser um importador importante de petróleo para ser um exportador importante", pontua.
Dentre os participantes da webconferência também estavam o presidente da Findes, Léo de Castro; o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive; e o mediador Durval Vieira de Freitas, do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G).
O Anuário foi produzido pelo Ideies e traz uma análise dos principais temas que norteiam a indústria de petróleo no estado, com dados e informações, além de dar destaque às oportunidades que se abrem para toda a cadeia produtiva do setor. Dessa forma, o documento fornece subsídios para a Rota Estratégica de Petróleo e Gás (2ª etapa do projeto Indústria 2035), que consiste na construção coletiva de ações de curto, médio e longo prazos, com o intuito de tornar o estado reconhecido globalmente neste setor.
CLIQUE AQUI para acessar o Anuário.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento