Prefeito de Aracruz participa de webconferência para o lançamento do 3º Anuário de Petróleo e Gás no ES
O Prefeito de Aracruz e representante da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Jones Cavaglieri, participou da webconferência para lançamento do 3º Anuário de Petróleo e Gás no Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (16). Na ocasião foi feita homenagem ao ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone.
O debate sobre a indústria do Petróleo e Gás é importante porque os recursos naturais são finitos e os municípios precisam estar preparados para o futuro. "Para isso, precisamos fazer investimentos agora, como acontece com o setor de tecnologia, pensando sempre no futuro, para estruturar o nosso município, para que ele possa sobreviver quando houver a escassez do petróleo. Esse comportamenteo do ES é importante, uma vez que somos o 3º maior produtor de Petróleo e Gás do Brasil, estando muito próximos de SP que é o 2º", explica Cavaglieri.
Durante a solenidade virtual, o governador Renato Casagrande destacou o fato da indústria de Petróleo e Gás ser a atividade econômica mais importante do estado. "O setor precisa cada vez mais de atenção nossa no ES, que produz atividades econômicas que são ampliadas a cada dia pelas empresas capixabas. Conhecermos, no detalhe, a realidade dessas atividades, é fundamental e o anúario permite que a gente tenha as informações para o planejamento do governo", completa Casagrande.
Décio Oddone ressalta a possibilidade que o estado tem de ser um catalizador da indústria do Petróleo e da mineração. "O Brasil deixou de ser um importador importante de petróleo para ser um exportador importante", pontua.
Dentre os participantes da webconferência também estavam o presidente da Findes, Léo de Castro; o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive; e o mediador Durval Vieira de Freitas, do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G).
O Anuário foi produzido pelo Ideies e traz uma análise dos principais temas que norteiam a indústria de petróleo no estado, com dados e informações, além de dar destaque às oportunidades que se abrem para toda a cadeia produtiva do setor. Dessa forma, o documento fornece subsídios para a Rota Estratégica de Petróleo e Gás (2ª etapa do projeto Indústria 2035), que consiste na construção coletiva de ações de curto, médio e longo prazos, com o intuito de tornar o estado reconhecido globalmente neste setor.
CLIQUE AQUI para acessar o Anuário.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028