PMA orienta população a cuidar do lixo para evitar contaminação de trabalhadores da limpeza pública

A luta contra o novo coronavírus exige pequenos cuidados diários para conter o avanço da contaminação no município. Uma das medidas de prevenção e controle para evitar o contágio é o acondicionamento adequado de resíduos produzidos no domicílio. O gesto de cuidar do lixo protege todas as pessoas da família assim como os trabalhadores da limpeza pública, profissionais responsáveis por executar os serviços essenciais que não pararam durante a pandemia.
A orientação é da Gerência de Limpeza Pública, ligada à Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da Prefeitura de Aracruz, para atendimento da Nota Técnica emitida pelo Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a partir de recomendação do Ministério do Trabalho.
De acordo com a Nota Técnica, no que se refere à conscientização da população, o acondicionamento de resíduos deve seguir algumas normas. Uma delas é usar dois sacos plásticos resistentes (um dentro do outro) para descartar seus resíduos, e com enchimento até dois terços de sua capacidade.
O cidadão deve se certificar de que ambos estão devidamente fechados. Para fechar, usar lacre ou nó. Os sacos devem ser apresentados para coleta convencional nos dias e horários determinados em sua localidade. Outra orientação é evitar que os animais de estimação entrem em contato com os resíduos descartados.
As orientações se baseiam na situação de transmissão comunitária no estado e em dados como a alta transmissibilidade do vírus causador da Covid-19 e levam em consideração estudos recentes que comprovam que, na maioria das superfícies, o vírus causador da Covid-19 pode durar entre quatro e cinco dias.
O Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do trabalhador da Sesa elaborou nota técnica com orientações para prevenir a transmissão do novo coronavírus, bem como diminuir a exposição de trabalhadores da limpeza urbana ao vírus causador da Covid-19. O documento traz recomendações para o trajeto e a chegada dos trabalhadores ao local das atividades de rotina, para a organização e a adequação de processos e ambientes de trabalho, para a jornada de trabalho, além de orientações para a população.
De acordo com a gerente de Limpeza Pública, Francine Sousa, os moradores precisam redobrar a atenção no descarte do lixo. “Um dos cuidados que podem ser tomados é borrifar água sanitária ou outro alvejante para evitar ao máximo o risco de contaminação. Os moradores com suspeita ou contaminados não devem realizar a coleta seletiva durante a quarentena pois todo o material descartado, neste caso, passa a ser lixo comum. Estes cuidados básicos ajudam não só o coletor como a todas as pessoas envolvidas nos serviços de limpeza pública e seus familiares”, orienta Francine.
Para o secretário de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Saulo dos Santos Deambrozi, a recomendação dos órgãos públicos em relação aos cuidados com o lixo contaminado fortalece ainda mais o trabalho que a atual administração vem fazendo para valorizar e proteger os trabalhadores da limpeza pública.
“Estes profissionais prestam um serviço valioso para a sociedade pois mantêm a cidade em funcionamento mesmo durante um período tão carregado de restrições como uma pandemia. Se cada cidadão fizer a sua parte, estaremos protegendo estes trabalhadores que se arriscam todos os dias para cuidar da cidade e da população”, destaca Saulo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana